Dicas para fazer uma reforma em casa

As mulheres, geralmente, nunca ficam satisfeitas com o que tem, não é mesmo? Essa regra se aplica também na disposição dos móveis ou no tamanho da casa. Seja para agradar a si mesmo ou valorizar o imóvel, fazer uma reforma em casa não é trabalho fácil. Porém, é possível minimizar o estresse ao seguir as dicas que reunimos abaixo:

Comece definindo o orçamento disponível para a reforma e um prazo para que ela acabe. Quanto maior o tempo de duração da transformação ou o reparo durarem, maior a dor de cabeça. Lembre-se, porém, de que podem haver situações que necessitem que o prazo seja esticado.

Este é o momento para obter alvarás de licença necessários para qualquer tipo de reforma. Qualquer alteração no projeto e na concepção original da casa é considerada uma reforma e necessita de um alvará de construção. Mesmo que a reforma seja simples, a prefeitura precisa estar de acordo com o projeto para que seja possível evitar problemas que prejudiquem a cidade. Reforma simples é qualquer emenda que não inclua o aumento da estrutura externa ou área total da propriedade. Em Curitiba, o processo para obtenção do documento para reformas simples é rápido.

Pequenos reparos, como uma nova pintura ou a troca de azulejos, a princípio, não pedem o alvará. Mas é bom consultar um engenheiro ou arquiteto para saber se a mudança não afetará a estrutura do imóvel, o que requereria o documento.

A escolha dos profissionais que farão o trabalho precisa seguir alguns requisitos: O serviço é de qualidade? A pessoa ou equipe é honesta e responsável? Para evitar frustrações, peça indicação para pessoas de sua confiança, que já passaram pela mesma situação. Firme contrato formal com os responsáveis, de modo que fiquem claras as partes correspondentes a cada um dos envolvidos (forma de pagamento, garantias, horários, entre outros itens).

Prepare uma lista de compras de materiais, básicos ou não, junto com o profissional. Peça dicas de marcas de qualidade que tenham preço em conta e pesquise o produto em diversas lojas de construção.

Há famílias que abandonam o imóvel durante o período da reforma e outras que decidem ficar. Se você não consegue suportar cheiro de tinto ou ver o pó se acumulando enquanto o serviço está sendo feito, o melhor jeito é passar um tempo na casa de amigos ou em um hotel.

Proteja os móveis com plástico-bolha e o chão com papelão. Aproveite a oportunidade e mande cortinas e tapetes para a lavanderia. Escolha os móveis e os objetos de decoração que farão parte do novo espaço.

Não deixe de acompanhar cada etapa da reforma, fique de olho no que está sendo feito. Exija sempre serviços impecáveis, não aceite que eles sejam feitos de qualquer jeito. Pague sempre depois de pronto.

Ao final do processo, comemore! Sua casa estará pronta e a tranquilidade voltará ao seu lar!

Voltar