Dicas para receber amigos em um jantar

A hora da refeição costuma ser prazerosa para boa parte das pessoas. Portanto, nada melhor que convidar os amigos para fazer companhia e colocar os assuntos em dia. Seja para um jantar formal ou pizza com refrigerante, é possível se organizar para que a noite seja memorável. A Benfatto preparou dicas úteis para você se dar bem:

Determine qual é o propósito do jantar: Você vai anunciar alguma novidade durante o jantar? Vocês vão acompanhar um evento pela TV? Vão assistir a um filme após o jantar? O jantar terá um tema?

Ideia de entradas ou aperitivos: Salada, tomates recheados com ricota e ervas ou uma travessa com pedaços de pão, molhos e queijos.
Considere uma sobremesa, afinal, os convidados esperam por isso. Uma simples fatia de bolo ou um copinho com mousse servem. Se preferir algo mais elaborado, sirva fondue com frutas picadas.

Procure saber se algum convidado possui alguma restrição alimentar, pesquise um pouco sobre a dieta e encontre opções para servi-lo.

Liste os ingredientes que você vai precisar e compre com antecedência.
Caso dois ou mais casais de amigos não se conheçam, faça as apresentações quando eles chegarem.
Não invente experimentar fazer uma receita nova no dia, prepare aquilo que você já tem experiência.
Deixe espaço livre na mesa. Caso ela seja pequena, considere separar uma mesa apenas para os pratos principais.
A decoração da mesa pode ser feita com vaso de flores. Mas cuidado para não colocar vasos ou arranjos muito grandes, para não esconder os convidados.
Escolha uma lista de músicas agradáveis, que possibilitem a conversa no ambiente.

Decida se vai pedir os pratos pelo delivery ou se vai preparar em casa.

Escolha a bebida de acordo com o estilo do jantar: Vinho? Cerveja? Refrigerante? Independente do que for servir, uma jarra com água mineral é indispensável.

Pense em quantos convidados você gostaria de chamar. Convide seus amigos. Lembre-se de não colocar, em um mesmo local, dois amigos seus que não se dão bem entre si.
Se o convidado insistir em levar algo, peça para que ele leve uma bebida.
Não deixe a arrumação para o outro dia. Após o término do jantar, retire a louça para a cozinha. Assim que eles forem embora, nada de preguiça! É hora de lavar e secar a louça e arrumar a sala de jantar. Por isso, peça ajuda para os outros membros da família.
Se possível, prepare tudo antes para curtir seus amigos durante o jantar.
Arrume a mesa com pratos, talheres, taças ou copos e guardanapos. Dependendo da ocasião, é possível trocar a louça por opções descartáveis.
Solicite ajuda para as crianças durante a organização do ambiente. Elas ficarão felizes em ajudar.
Os toaletes precisam estar limpos e organizados. Deixe um estoque visível de papel higiênico e sabonetes, para evitar situações desagradáveis. No caso de sabonetes líquidos, complete o dispenser.
Não sirva antes que todos os convidados cheguem. Lembre-se que é normal eles se atrasarem um pouquinho.

Seguindo estas dicas, seu jantar será um sucesso, sem dúvidas!

Voltar