Dicas para organizar roupas de inverno

O Outono chegou faz poucos dias e já sentimos a diferença de temperatura em nossa gelada Curitiba. Agora imagine quando o inverno vier em seguida… frio e tempo fechado em triplo!! E agora, como organizar roupas de inverno? É bom estar preparada para os dias frios e ter todas as suas melhores peças de inverno bem à disposição em seu closet, como casacos pesados, blusas de lã e cachecóis! Para ajudar em sua organização, separamos algumas dicas para organizar roupas de inverno:

Antes de usar alguma roupa de inverno que você tenha guardada no seu closet, é importante lembrar que elas ficaram guardadas por bastante tempo, na maioria dos casos. As roupas podem estar cheias de ácaros, poeira ou até mesmo mofo! Por isso, é importante lavá-las, passar uma escovinha e colocar no sol.

Como as roupas de inverno costumam ser pesadas e maiores que as de verão, você pode guardá-las em sacos à vácuo, por exemplo. Existem opções de “vac bags” que diminuem em até 3x o volume das suas roupas/edredons, é realmente ótimo para organizar roupas de inverno no seu armário! Além de economizar espaço, esses sacos à vácuo não deixam suas roupas pegarem poeira ou ficarem com cheiro ruim.

Aliás, para evitar que suas roupas de inverno fiquem com aquele cheirinho de “guardado”, basta abrir as portas dos armários de vez em quando, principalmente nos dias mais quentes e secos. Assim, as peças podem respirar e ficar arejadas.

Antes de passar as roupas de verão para trás do armário e deixar as de inverno para frente, experimente de novo os casacos, blusas de lã e peças de dias mais frios para ver se ainda te servem, se você ainda as quer, etc. Elas ficaram guardadas por praticamente 1 ano, então é sempre bom ver se você não tem algumas para doar! Quando a gente não quer mais, sempre tem alguém que pode estar precisando muito daquele casaco ou calça 🙂

Para organizar roupas de inverno no seu closet, tenha em mente algumas regrinhas:

  • As blusas de lã que são mais grossas devem ser dobradas com dobras quadradas e colocadas em um nicho do guarda roupas, ou até mesmo em uma gaveta maior.
  • Para as blusas finas, como camisas, blusas de golas altas, suéteres, entre outros, a dica é deixar nos cabides, todas viradas para o mesmo lado, organizada por cores. Isso vai mostrar as peças que você tem de forma mais fácil. Se não tiver cabide o suficiente, elas podem ser guardadas dobradas também, respeitando uma ordem de organização por cores/tamanhos.
  • Não é recomendado que peças de lã sejam penduradas, pois elas tendem a ceder e deformar por conta do peso.
  • Calças, casacos e saias devem ser guardados pendurados, se possível.
  • Os lenços e cachecóis devem ser guardados em cabides comuns com nós simples, ou em nichos do armário, um do lado do outro, colocados em rolinhos.
Voltar