Dicas para ganhar tempo no dia a dia

É praticamente unanimidade entre todas as pessoas: os dias parecem cada vez mais curtos. Basta conversar com seus amigos e eles provavelmente dirão que a vida está corrida. E com isso, a dificuldade em conciliar a carreira com os compromissos familiares e sociais aumenta ainda mais. Por isso, a vontade de otimizar o tempo e ser mais produtivo se tornou uma necessidade, principalmente para as mulheres que são responsáveis pela organização da casa. Pensando nisso, resolvemos te ajudar, separando algumas dicas para ganhar tempo no seu dia a dia.

Planeje-se

Uma das primeiras dicas para ganhar tempo que nós podemos te dar é: planeje. Seja no trabalho ou na vida pessoal, tenha pelo menos um planejamento semanal e separe suas tarefas para cada dia. Isso pode ser feito manualmente ou em um aplicativo. Dessa forma, você consegue definir prioridades, iniciando cada dia com as tarefas mais complicadas. Ao resolvê-las no período do dia em que está mais concentrada, conseguirá ganhar tempo e deixará os itens não tão importantes para momentos menos produtivos. Sem falar que, ao concluir cada um dos itens, o alívio será imenso.

Algumas pessoas fazem diversas listas, separando os compromissos profissionais e sociais. Porém, lembre-se de que você é uma só e que tudo deve ser planejado junto, desde o exercício físico, até o tempo necessário para realizar as tarefas domésticas.

Terceirize

Isso serve tanto para os negócios, quanto para a casa. Afinal, ao buscar ajuda de profissionais, essas tarefas com certeza serão feitas com maior qualidade e em menos tempo. Além disso, você reduz sua preocupação e esforço.

Aproveite a tecnologia

Tire proveito de tudo de bom que a internet tem a oferecer. Você não precisa mais ir ao banco para pagar uma conta, por exemplo. Baixe o aplicativo da instituição e conclua essa tarefa em poucos minutos. Mas não é só nesse sentido que a tecnologia pode te ajudar a economizar tempo. Ela também trouxe facilidades em questões como gestão da empresa, contabilidade, comunicação, entre outras.

Mas é importante saber usá-la. Com a criação das redes sociais, muitas pessoas passaram a gastar seu tempo nessas mídias. Por isso, só as mantenha abertas no seu dia a dia se forem imprescindíveis para o seu trabalho. O mesmo serve para os e-mails. Eles não precisam ser checados de 5 em 5 minutos.

Home office

Uma das dicas para ganhar tempo mais inusitadas que nós podemos te dar é: sempre que possível, trabalhar em casa. Além das distrações geralmente serem menores, você ainda economiza o tempo de ida e volta do serviço. Mas, para que isso dê certo, você precisa de muito foco e organização para cumprir todas as suas pendências.

Outras dicas para ganhar tempo

– Reserve 15 minutos do seu dia para arrumar o que está fora do lugar em casa.

– Na hora de organizar o guarda-roupa, separe roupas de trabalho das de lazer. Dessa forma, você economiza tempo na hora de escolher as peças que vai usar.

– Planeje antecipadamente o cardápio da semana, assim você só precisará ir ao mercado uma vez. E se tiver filhos pequenos, deixe as papinhas prontas e congele-as.

– Reserve um espaço próximo à porta para guardar os sapatos logo que chegar em casa. Além de manter os itens organizados, você ainda leva menos sujeira para dentro de casa, reduzindo a quantidade de vezes que vai precisar limpar o chão.

– Inclua toda a família nas tarefas domésticas. Assim, tudo será feito rapidamente, sobrando mais tempo para o convívio familiar.

Voltar