Dicas para conviver melhor com seus vizinhos de condomínio

Conviver em comunidade não é uma tarefa fácil. Nem sempre o que é bom pra você é bom para o outro, e vice-versa. Para que um relacionamento com seus vizinhos seja saudável, é necessário ter cautela e respeitar limites. Bom senso, educação, cordialidade sempre ajudam na convivência, e desse modo eles retribuirão a gentileza. Pensando nisso, separamos dicas para você conviver melhor com seus vizinhos:

1- Procure se informar sobre as regras de convivência do seu condomínio, assim você poderá avaliar  se suas atitudes condizem com o combinado pelos demais moradores.

2- Preze sempre pela simpatia. Se você é nova na área, aproveite ocasiões cotidianas para se apresentar e ofereça ajuda no que for necessário.

3- Cuide das áreas comuns como se fossem suas, não utilize a água do condomínio para grandes tarefas (como lavar o carro) e não jogue lixo no chão. Em outras palavras, valorize a economia e limpeza dos bens.

4- Pague o condomínio em dia: você evita uma sobrecarga financeira aos condôminos e ainda garante que melhorias sejam feitas sempre que necessário.

5- Cuidado com o barulho! Seja na hora de ouvir música, convidar os amigos para uma visita ou até fechar as portas de casa. Você não precisa ficar em silêncio 24 horas por dia, mas respeite os horários de descanso dos moradores, que geralmente compreende os horários entre 22h e 7h.

Lembre-se que as regras se aplicam aos outros também. Ou seja, se algo começar a incomodar, priorize o diálogo, não provoque discussões ou chame a atenção de seus vizinhos  de forma desagradável. Chame o síndico e peça gentilmente para que ele lembre as regras acordadas nas reuniões. Utilize o bom senso e respeite as regras de convivência: é bom para você, é bom para todos.

Voltar