Dicas para conservar roupas de couro

O couro é um dos poucos materiais que dura muito tempo e, além disso, nunca sai de moda, seja em roupas, calçados ou acessórios. Couro é sempre tendência e traz elegância ao look! Mas para que as peças sejam preservadas em boas condições e durem bastante tempo, existem algumas dicas para conservar roupas de couro, as quais você pode aplicar no seu dia a dia. Confira!

Como o couro é um material de origem animal, ele está muito exposto ao ataque de fungos, principalmente se a peça for guardada em local úmido e escuro, que é onde os fungos costumam se proliferar. Por isso, para uma melhor organização do armário e preservação do couro, use capas de TNT, que são perfeitas para evitar sujeiras e degradação.

Roupas de couro e água não combinam. Por isso, para limpar alguma mancha ou algo do tipo que apareceu na sua peça, opte por um pano úmido, bem torcido, sem nenhum produto químico como álcool ou detergente.

Se você tomou chuva e estava usando a peça no dia, o melhor a se fazer para retirar o excesso de umidade do couro é usar um tecido limpo e seco, e deixar secar naturalmente em ambiente arejado, até que a roupa esteja totalmente seca. Esse processo de secagem do couro pode durar até 4 dias, portanto, tenha paciência! E lembre-se: Não utilize secador de cabelo ou aquecedores de ambiente para secar essa peça. Pode danificar o couro.

Para evitar que o couro crie rachaduras, hidrate-o periodicamente usando glicerina para calçados. Ajuda bastante!

Outra dica é: guarde suas peças de couro em cabides de madeira, pois estes evitam que hajam deformidades nos ombros das roupas, no caso de jaquetas e casacos de couro.

Voltar