Dicas de Reciclagem

Não é de hoje que se comenta sobre a necessidade de aplicar – e não apenas conhecer – o trio “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Afinal, além de ser uma atitude nobre, ser ecologicamente correto está na moda! Várias celebridades, como as atrizes Mariana Rios, Adriane Galisteu, Marisa Orth e o ator Reynaldo Gianecchini, apoiam a ideia. Quer fazer parte do grupo? Veja como proceder em cada um dos itens com essas dicas de reciclagem:

 

Reduzir

O primeiro passo é reduzir o consumo, evitando desperdícios. É possível diminuir o gasto de água, energia, papeis, entre outros itens. Deste modo, diversas atitudes podem ser incorporadas à rotina:

– Tomar banhos em até 10 minutos (incluindo lavar o cabelo);

– Saiu da sala? Apague a luz!;

– Comprar baterias e pilhas recarregáveis;

– Utilize os dois lados de uma folha de papel;

– Recarregar cartuchos de impressora;

– Use canecas de porcelana para tomar café ou água, se livre dos copos descartáveis;

– Lavar o quintal de casa com água de lavagem de roupa.

 

Reciclar

Parte do lixo que é ajuntado em casa pode ser reciclado, caso você saiba de algum serviço que recolha este tipo. Todos os restos precisam ser divididos em lixo orgânico, lixo reciclável e lixo não reciclável:

– Lixo orgânico (ou a parte úmida): restos de comida, folhas de árvore e materiais que possam entrar em decomposição. Eles vão virar adubo, ingrediente para compostagem e matéria-prima para tijolos.

– Lixo reciclável: papeis, jornais, papelão, vidro, metais, madeira e pláticos. Eles serão transformados em brinquedos, móveis, artesanato e até capa para iPhone! Eles também podem voltar a ser o que eram: papeis reciclados são vendidos por preço menor e, além de serem ecológicos, ficam bonitos como enfeite de cartas e convites de casamento.

Ao descartar embalagens, certifique-se de deixá-los limpos antes de entregar à coleta de lixo. Pedaços de vidros quebrados precisam ser envoltos em pedaços de plástico bolha ou dentro de caixinhas de papelão.

Já o óleo de cozinha usado em frituras, ao invés de ser despejado no ralo da pia, necessita ser armazenado em garrafas PET. Estas garrafas podem ser entregue em locais especiais, que transformam o conteúdo em sabão.

– Lixo não reciclável: O que fazer com pilhas, baterias de celular, lâmpadas e outros eletrônicos? Eles precisam ser descartados em locais próprios, pois são extremamente poluentes.

Lixinhos de banheiro também entram nesta categoria.

 

Reutilizar

Você pode fazer várias artes com matérias descartáveis e utilizá-los como decoração. Maior parte delas têm, inclusive, grande utilidade. Pneus viram balanços, bancos ou vasos de plantas; potes de vidro viram organizadores e garrafas PET viram estojos, cofres e regadores.

 

 

Voltar