Dicas de organização para quem pretende morar sozinho

Sair da dependência dos pais geralmente traz mudanças e significa um estágio de maturidade e crescimento pessoal. Porém, mais importante do que se desenvolver individualmente, é conseguir administrar e vencer os principais desafios que aparecem quando há a necessidade de morar sozinho. É simples ver a mãe cozinhar e tirar o lixo para fora de casa, mas criar o hábito de fazer isso pessoalmente, como pagar as próprias contas, lavar roupas e mais um pacote de atividades, deve ser levado em consideração para que o plano de independência seja bem sucedido. Confira algumas ideias que irão ajuda-lo a se manter estável individualmente.

 

Quarto

No seu quarto, evite espalhar roupas e objetos no chão, pois as chances de perdas aumentam. Mesmo acreditando que o quarto não está bagunçado, mas organizado de uma forma que o dono consegue encontrar tudo, separe cada utensílio em um lugar específico. De preferência, procure manter a ordem no seu guarda-roupa, na estante de livros ou na escrivaninha. Pode ser desconfortável mudar as coisas de lugar com frequência, então se você deixou seu computador em cima da mesinha do abajur, mantenha-o lá para facilitar a sua memória de onde as coisas estão. Tente separar alguns acessórios em caixas, como cabos de celular, câmera e até mesmo as meias. Opte por roupas de cama feitas de malha, pois elas são mais difíceis de amassar e mais fáceis de lavar.

 

Cozinha

Se você é daqueles que não gosta de comer fora e prefere comida caseira, tenha uma atenção especial para a limpeza e organização do cômodo. Não deixe acumular louça, se as panelas forem usadas no almoço, não deixe para lavar na janta. Com relação a sua despensa, é melhor deixa-la abastecida de forma equilibrada, sem deixar nada sobrar ou nada faltar. Por isso, vá ao mercado semanalmente, para que não haja mais preocupação com a falta de alimentos, ou produtos de higiene. Se não houver planejamento, você pode gastar de mais, comer de menos e perceber a falta de itens importantes nos armários.

 

Banheiro

A organização do seu banheiro é importante para poupar tempo manter a limpeza. Por isso, tenha um espaço específico para roupas sujas, como os cestos ou armários. Isso vale também com os produtos de higiene, que devem ser organizados dentro de recipientes específicos. Não se esqueça de tirar o lixo em um período determinado, isso evita a bagunça e qualquer constrangimento que pode aparecer caso ocorram visitas surpresas.

 

Sala

Na maioria dos casos, a sala é o primeiro cômodo em que entramos na casa. O melhor a fazer para evitar a má impressão dos convidados a respeito da sua casa e de sua personalidade é organizar todas as coisas, a fim de que não hajam correspondências, chaves e outros documentos que comumente deixam a sala pouco aconchegante. Por isso, separe uma caixa ou gaveta em alguma mesa próxima a porta de entrada, assim você pode depositar tudo ali dentro, além de que o recipiente se torna uma decoração a mais em sua sala.

 

Quer mais dicas da Benfatto para organizar sua casa? Confira http://migre.me/dl9uN

 

 

Voltar