Dicas de organização para closet feminino

Independentemente do tamanho, ter uma boa organização para closet feminino é fundamental para garantir a praticidade do espaço. Não basta deixar o local bonito, ele também precisa ser prático para quem o utiliza. Afinal, com o dia a dia cada vez mais corrido, encontrar as peças que você necessita, de forma rápida e fácil ajuda a economizar um bom tempo. Pensando nisso, separamos algumas dicas que você pode implantar agora mesmo no seu closet.

Analisar o ambiente

A primeira coisa que você deve fazer antes de começar a organização para closet feminino é verificar as condições do espaço. Perceba se existem problemas com ventilação, rachaduras, umidade e iluminação. Também se atente a outros detalhes, como se há espelho no local e o tipo de porta dos armários. Para cômodos pequenos, por exemplo, as de correr são mais recomendadas. Procure também colocar tapetes no chão, já que você vai andar descalço nesse cômodo. Caso ainda não haja esses itens no closet, instale também prateleiras, araras, sapateiras e gavetas, já prevendo onde vai guardar cada tipo de peça.

Setorize

Uma das principais regras dos profissionais dessa área é a setorização e, na organização para closet feminino, não poderia ser diferente. Planeje onde cada coisa será guardada, levando em consideração a frequência com a qual são utilizadas, deixando as peças com maior assiduidade em prateleiras mais acessíveis. E se o cômodo for pequeno, guarde as roupas que estão fora da estação em malas ou em sacos à vácuo, para economizar espaço.

Nas prateleiras

Agora chegou o momento de saber onde cada coisa deve ser guardada. As prateleiras são os nichos mais burocráticos dentro de um closet. Mas, no geral, esse espaço deve conter roupas de lã e tricô, que podem ser danificadas se guardadas penduradas, camisetas, roupa de cama e banho e até bolsas. Inclusive, se você quiser deixar o espaço ainda mais setorizado, invista em divisórias para prateleiras.

Nas gavetas

Já nas gavetas, a preferência são das peças menores, como roupas íntimas, meias e biquínis. Procure separá-las em diferentes gavetas e invista em produtos organizadores. A Benfatto possui alguns modelos incríveis.

Na arara

Existem algumas peças que precisam ser penduradas e você já até deve imaginar quais são elas. Nesse espaço, dê preferência para camisas, vestidos, casacos, calças de alfaiataria e outras roupas com tecidos que podem amassar com facilidade. Os itens usados com maior frequência também podem ser colocados em cabides para facilitar o acesso a eles.

Calçados

Existem algumas formas de guardar sapatos, mas dentre as melhores para a organização para closet feminino estão as sapateiras, nichos e caixas organizadoras. A última, inclusive, evita que os calçados fiquem empoeirados. Já, se você gosta de exibir seus modelos, ainda pode colocá-los em prateleiras ou estantes.

Outras dicas

  • Separe com antecedência as roupas que usará em cada dia da semana.
  • Use etiquetas nos cabides, cestos e caixas organizadoras para encontrar as peças com maior facilidade.
  • Guarde o conjunto de roupa de cama dentro da fronha.
  • Utilize cabides finos para poupar espaço.
  • Use ganchos para pendurar calças jeans e cabides específicos para cintos.
Voltar