Dicas de limpeza para evitar alergias em casa

Dicas de limpeza para evitar alergias em casa

Atchimm! Pronto, se você faz parte dos 35% de brasileiros que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sofre com as alergias respiratórias, esse espirro já é sinônimo de preocupação. Diversos são os alérgenos que podem desencadear reações alérgicas, como poeira, ácaros, fungos e até mesmo o pólen das flores, principalmente agora que estamos na primavera. Tanto para quem sofre com as famosas “ites”, como bronquite, sinusite, laringite e rinite, como para quem não sofre, é fundamental uma boa limpeza para evitar alergias.

Eliminar os focos de ácaros

Os ácaros são os grandes vilões de quem sofre com crises alérgicas. Estes micro-organismos se alimentam de restos de alimentos e até mesmo de escamação de pele, tanto humana como animal. Sofás de tecido, tapetes e cortinas estão entre os lugares mais propícios para a proliferação deles.
Carpetes não são indicados para ter em casa de quem sofre com alergia, já o tapete é recomendado lavar, em média, três vezes no ano e passar um aspirador de pó todos os dias. Já estofados, se forem de tecido, têm que ficar em um lugar que pegue sol e também deve ser aspirado diariamente. De preferência, opte por comprar sofás de couro sintético ou natural, que podem ser limpos apenas com um pano úmido. Já cortinas, precisam ser lavadas mensalmente para evitar alergias.

Cuidado com a umidade

Banheiro, lavanderia e cozinha são locais da casa que tendem a reter mais umidade, fator que desencadeia o aparecimento de fungos e mofo, principalmente nas paredes, teto e atrás dos móveis. Em Curitiba isso é ainda pior, pois a cidade é mais úmida e o cuidado é redobrado para evitar alergias relacionadas a esses fatores.
O indicado é deixar os ambientes ventilados o máximo possível. Após o banho, deixe a porta e janela do banheiro aberta para dissipar o vapor. Armários, paneleiros e guarda-roupa devem ficar abertos por uma parte do dia para ventilar. E quanto aos móveis da sua casa, procure deixar uma distância mínima de 7cm da parede, para evitar reter a umidade quando a parede “sua”.

Hábitos para evitar alergias

Para quem tem reações alérgicas, uma rotina pesada de limpeza é muito importante para evitar alergias. Alguns hábitos devem ser adotados, como trocar a vassoura pelo aspirador de pó, passar pano úmido na casa todos os dias, limpar diariamente as pás dos ventiladores de teto e evitar usar produtos de limpeza com perfumes muito fortes.
Nos dias mais quentes, é natural recorrer ao ar-condicionado, mas lembre-se que ele resseca o ambiente, por isso use-o com moderação e nunca se esqueça de limpar o filtro conforme recomendações do fabricante. E se você possuir pets, principalmente raças que soltam mais pelos, os cuidados citados devem ser triplicados.

Para ficar por dentro de novas dicas de limpeza, organização e cuidados, curta nossa página no Facebook!

Voltar