Dicas de como lavar roupas

Você sabia que higienizar as suas roupas corretamente não só garante uma durabilidade maior, mas também pode te ajudar a economizar, principalmente em energia e no uso dos produtos? Mas, apesar de ser uma tarefa corriqueira, nem todo mundo sabe como fazer isso de maneira adequada. Pensando nisso, separamos um guia com as principais dicas de como lavar roupas.

Como separar

Essa é uma das principais dúvidas de quem está começando a lavar as próprias roupas. Afinal, separar as peças de forma errada pode acabar danificando-as. Portanto, para garantir que você está lavando os itens corretamente, separe-os em três grupos: roupas brancas; roupas com cores vivas, médias e escuras; e roupas claras, que englobam itens com tons pasteis que não soltam tinta e peças de tecidos brancos com estampas.

No tanque

Peças mais delicadas, como lingeries, cashmeres, meias e roupas de seda devem ser lavadas à mão. E como esse tipo de lavagem demanda maior tempo e disponibilidade, é uma boa ideia juntá-los e lavá-los nos finais de semana. Procure usar produtos especiais para peças finas e enxágue-as até que a água saia limpa. Por falar nisso, antes do último enxágue, você pode deixá-las de molho por pouco tempo em uma solução com uma colher de sopa de amaciante, duas colheres de vinagre branco e água. Isso vai deixar as peças ainda mais macias. No final, não torça os itens mais delicados, prefira espremê-los.

Na máquina de lavar

Para começar, não use a máquina de lavar apenas com uma ou duas peças. Espere juntar uma certa quantia para evitar o desperdício de água. Na hora de escolher o programa de lavagem, leve em consideração o tipo de tecido, o nível de sujeira e a quantidade de peças. Uma das principais dicas de como lavar roupas é não exagerar no sabão e no amaciante. Ao invés de deixar os itens mais limpos, isso pode acabar resultando em manchas.

Roupa de banho

As roupas de banho devem ser lavadas separadamente, principalmente para evitar que peças de outros tecidos fiquem com fiapos. Além disso, as toalhas também devem ser separadas em claras e escuras. E o ideal é que sejam lavadas nessa ordem, para que não ocorram manchas. Com relação aos produtos, use sabão neutro e amaciante.

Roupas de cama

Esses itens também precisam de uma lavagem exclusiva, já que são mais volumosos e ocupam muito espaço. Inclusive, peças de matelassê não devem ser lavadas na máquina, pois o atrito constante pode acabar danificando o tecido.

Toalhas de mesa e panos de prato

Itens usados na cozinha também devem ser lavados separadamente, especialmente por causa da gordura presente neles.

Outras sugestões

Para finalizar, temos mais alguns macetes, truques e dicas de como lavar roupas:

  • Não use alvejante em roupas coloridas, peças de seda, lycra-elastano, couro e poliuretano.
  • Evite deixar roupas pretas de molho para que elas não desbotem. Além disso, procure secá-las em um local com sombra.
  • Não demore para lavar peças úmidas, para que elas não fiquem com cheiro de mofo.
  • Roupas com manchas muito fortes precisam de um produto tira-manchas potente antes de irem para a máquina de lavar.
  • Nunca coloque peças dobradas na máquina. Isso pode causar desbotamento nas dobras.
    – Feche botões e zíperes antes de lavar as roupas.
  • Verifique os bolsos para garantir que não tenham nenhum papel, moedas e outros itens.
  • Deixe roupas de molho por no mínimo 30 minutos e no máximo 2h.
  • Sempre siga as instruções das etiquetas.

Voltar