Decoração de Páscoa: 6 ideias práticas e simples de fazer!

Mais do que um simples feriado, a Páscoa é também uma data de reflexão, para se estar com a família. E se para alguns, comprar chocolates já é o bastante, para outros o feriado só é completo com uma verdadeira decoração de Páscoa.

Se você faz parte do segundo grupo, provavelmente já sabe que não é necessário ter diversos elementos para que sua decoração se destaque. Afinal, os símbolos da Páscoa são bastante simples. Bastam alguns coelhinhos, ovinhos, cenouras e flores para a sua decor ficar temática.

Mas, se você decidiu enfeitar seu lar de última hora e está com dificuldade para encontrar itens decorativos, separamos 5 dicas de decoração de Páscoa que você pode fazer com coisas que você tem em casa!

Patinhas de coelho

Essa é uma dica clássica e perfeita para quem tem crianças em casa. Se você deseja fazer uma brincadeira com os pequenos e criar patinhas de coelho para compor a decoração de Páscoa, você vai precisar apenas de água e farinha de trigo ou talco. Para fazer patinhas pequenas, você pode molhar os dedos indicador, médio e polegar e passá-los na farinha. Em seguida, faça a marca das pegadas no chão.

Já, se a ideia é fazer pegadas maiores, você pode utilizar uma cartolina ou um prato descartável como molde. Recorte o item e coloque-o no chão. Depois, basta jogar um pouco de farinha ou talco por cima para formar as pegadas.

Vidro de coelhinho

Se você tem algumas tintas e vidros sobrando em casa, que tal decorar alguns deles para a data? Comece procurando um molde com o formato de um coelho na internet. Imprima, recorte e cole o molde no vidro usando um durex ou fita crepe. Depois, pinte todo o vidro com pelo menos duas demãos.

Quando já estiver seco, retire o molde e encha o vidro com diversas guloseimas. Para finalizar, você ainda pode cobrir a tampa com um retalho e amarrar com um fitilho ou barbante.

Ovos decorados

Essa é mais uma dica de decoração de Páscoa perfeita para quem tem crianças em casa. Sendo que nessa, você pode convidar os pequenos para decorar junto com você. Para esse DIY, você vai precisar de ovos brancos, flores e folhas pequenas, um pedaço de meia-calça antiga e fios de arame (aqueles usados para fechar pães de forma).

Para decorar os ovos com esses itens, primeiro você deve colocar a flor ou a folha junto do ovo, como se fosse grudá-los para usar como molde. Em seguida, envolva o ovo com a meia-calça e use o arame para prender tudo. Repita o processo em vários ovos, utilizando diferentes folhas e flores. Você também pode substituí-las por diferentes recortes feitos em papel adesivo.

Finalmente, para pintar os ovos, diferentes técnicas podem ser utilizadas. A primeira é cozinhar eles junto com cascas de cebola (para obter uma cor alaranjada) ou com repolho roxo (para uma cor azul). Depois de cozinhar por alguns minutos, coloque os ovos em uma travessa com água e gelo, para dar um choque térmico. Por fim, retire a meia-calça e a flor, folha ou adesivo.

Outras formas de decorar ovos

Além de cozinhar os ovos inteiros, você também pode quebrar delicadamente suas bases, retirar todo o conteúdo que estiver dentro dos ovos e lavar bem. A partir disso, várias técnicas podem ser usadas para a decoração: tinta, spray, canetinha e até mesmo esmalte.

Se você escolher a última opção, uma boa ideia é encher um pote com água e pingar algumas gotas de esmalte dentro dele. Depois, segure o ovo pela base e coloque-o dentro desse pote. Você vai perceber que a tinta do esmalte vai grudar na casca, formando uma bela composição de cores.

Finalmente, depois de decorar seus ovos, você pode usá-los de diferentes formas na decoração de Páscoa. Algumas ideias são: montar cestas, fazer guirlandas, colocar pequenas flores dentro das cascas, usar junto com velas ou fazer uma Osterbaum (árvore da Páscoa).

Osterbaum – a árvore da Páscoa


Por falar em árvore, se você sempre quis fazer uma Osterbaum na sua casa, saiba que ela pode ser muito simples de montar. Você vai precisar basicamente de galhos secos, um vaso e ovos decorados. Comece colocando dentro do vaso algum item pesado, para sustentar seus galhos. Se você tiver uma argila, perfeito. Se não, pode improvisar com outros objetos que tiver em casa.

Em seguida, você deve amarrar os galhos, colocá-los dentro do vaso e cobrir com um pouco de palha ou folhas secas. Depois, basta decorar sua árvore de Páscoa. Para isso, você pode usar ovos decorados, pequenos ramos de flores secas e até mesmo coelhinhos de pelúcia. Use fitas de cetim para prendê-los e veja sua árvore ganhando vida aos poucos.

Móbile de coelho

Essa dica é a prova de que você não precisa de muito para fazer uma decoração de Páscoa. Para fazer um móbile de coelho, você vai precisar de papel, linha ou barbante e um durex. Primeiramente, pesquise na internet alguns moldes de coelho. Depois, ajuste o tamanho deles de acordo com o que você deseja para o seu móbile. Isso pode ser feito no Word, por exemplo.

Se a sua ideia é que os coelhos sejam brancos, você pode simplesmente imprimir várias cópias do desenho. Já, se a ideia for utilizar outros tipos de papéis, imprima o molde apenas uma vez e com um lápis, passe-o para as demais folhas.

Depois disso, você só precisa recortar e colar os coelhinhos no fio escolhido. Isso pode ser feito com um durex ou cola branca. Se desejar, você ainda pode incluir um pouco de algodão nos coelhos, para deixá-los mais fofinhos.

Com todas essas dicas, você já pode preparar a decoração de Páscoa da sua casa e alegrar a criançada com essa data especial! E se você gostou das nossas sugestões, clique aqui e confira mais conteúdos como esse.

Voltar