Criando a rotina de organização da casa

No último ano, todos vimos nossas rotinas mudarem de forma drástica. Estamos passando muito mais tempo em casa, trabalhando em home office, tendo aulas à distância e até mesmo praticando atividades físicas. E com uma agenda tão atarefada, muitas vezes é difícil incluir a organização da casa no dia a dia. Justamente por esse motivo, separamos um passo a passo com dicas que vão te ajudar a manter o lar sempre em ordem.

Analise os hábitos da sua casa

Antes de mais nada, é fundamental observar os hábitos da sua casa. Afinal, cada lar funciona de uma forma diferente e para garantir que a rotina que você deseja criar seja realmente eficaz, é essencial fazer essa análise.

Nesse momento, pense nos horários dos moradores, quantas pessoas vivem na casa, quantos cômodos ela tem e qual é o tamanho deles. Não esqueça também de levar em consideração se tem crianças, idosos e pets na residência. A presença deles geralmente altera a rotina do lar.

Planejamento

Depois de compreender como a sua casa funciona, está na hora de reservar alguns minutos para se planejar para todas as demandas que ela exige. E se você acha que isso é perda de tempo, pode acreditar que com um bom planejamento, você consegue prever a desordem e criar um plano de ação para solucionar esse problema com antecedência.

Liste as tarefas

O primeiro passo para conseguir se planejar para manter a organização da casa é listar todas as demandas. Relacione as tarefas que precisam ser realizadas e separe-as de acordo com as suas prioridades. Analise também se a limpeza é simples ou pesada. Todas essas informações acabam influenciando na frequência em que você vai realizar as demandas.

Apesar dessa decisão ser bastante particular, separamos alguns exemplos de tarefas que podem ser feitas uma vez por mês, as que precisam ser realizadas toda semana e aquelas que devem ser feitas diariamente. Confira a seguir:

Diariamente

Semanalmente

Mensalmente

Crie um calendário

Com um cronograma de organização da casa você consegue garantir que as tarefas não se acumulem. Sem falar que, com um calendário, fica mais fácil fazer com que as atividades domésticas se tornem um hábito.

Para isso, comece dividindo as tarefas no decorrer da semana, sempre levando em consideração o restante da sua rotina. Outra ideia é designar um cômodo para cada dia da semana. Independente de qual forma você achar melhor organizar seu calendário, não esqueça de pensar no tempo que você tem disponível. Não adianta tentar marcar mais coisas do que você realmente consegue cumprir. Lembre-se que você precisa e merece descansar.

Todos devem participar

Uma das principais regras para manter a organização de uma casa que conta com mais de um morador é dividir as tarefas entre todos eles. Até mesmo as crianças podem participar, conforme suas limitações. Dessa forma, todos compreendem a importância das tarefas, elas são concluídas com maior rapidez e ninguém fica sobrecarregado.

Dicas extras:

Se mesmo depois de todas essas dicas, você ainda encontra dificuldade para manter a organização da casa, uma boa opção é procurar uma personal organizer. Uma especialista no assunto vai te ajudar a colocar não só a casa, mas toda a sua rotina em ordem. Deseja conhecer os nossos serviços? Clique aqui e fale conosco!

Voltar