Covid-19: animais domésticos pegam e transmitem?

O coronavírus se espalhou por todo o mundo e como nem mesmo os especialistas tinham muitas informações sobre esse vírus, as dúvidas da população são cada vez maiores. Uma delas diz respeito ao covid-19 em animais. Será que eles contraem a doença? Podem transmiti-la para os humanos?

O coronavírus mudou o dia a dia de todo o mundo. Os cuidados com higiene aumentaram, as pessoas agora só devem sair de casa com máscaras e na maioria das cidades, o isolamento social ainda é o mais recomendado. Mas, não é só com a saúde dos humanos que boa parte da população está preocupada.

Se você tem pets em casa, certamente quer saber qual é a relação da Covid-19 em animais. Para te deixar mais tranquila e bem informada, nos baseamos em dados de especialistas no assunto para responder todas as dúvidas que você pode ter.

O coronavírus afeta os animais?

Quem está lendo este texto certamente está se perguntando: um gato ou cachorro pega coronavírus? Até o momento, não existe nenhuma evidência de que animais de estimação possam pegar a Covid-19. É comprovado que eles têm um “coronavírus próprio”, um problema totalmente diferente, conhecido como CCoV. Nesse caso, o sistema digestivo dos animais é atingido por uma infecção. Mas pode ficar tranquila, pois já existe uma vacina exclusiva para eles. Ou seja, para manter seu pet protegido, basta deixar a carteirinha de vacinação em dia.

Vale ressaltar que em Hong Kong, alguns cães tiveram testes positivos fracos para a Covid-19, assim como seus donos. Eles ficaram em quarentena, mas não apresentaram nenhum sintoma da doença.

Cães e gatos podem transmitir o coronavírus?

Outra dúvida bastante comum sobre o tema Covid-19 em animais, é sobre a possível transmissão. Segundo os especialistas, não existe nenhum indício de que cães e gatos possam transmitir a Covid-19.

Posso brincar com meu animal normalmente?

Não há nenhum problema em continuar brincando, fazendo carinho e até abraçando seu animal de estimação. Mas, para garantir, quem testou positivo para a doença não deve mexer em cães e gatos e, mesmo quem não apresenta sintomas, deve lavar as mãos antes e depois de tocá-los. Essa é uma recomendação de vários órgãos oficiais, inclusive do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Pois, mesmo que a Covid-19 não afete os animais, não está descartada a hipótese de que se uma pessoa infectada deixar partículas com o vírus entre os pelos deles, uma outra pessoa saudável não possa ser contaminada ao tocá-los.

Como faço para passear com o meu cachorro?

Você já sabe que cachorro não pega coronavírus, mas para evitar qualquer tipo de contato do animal com a Covid-19, o mais recomendado ainda é mantê-lo em casa. Isso serve tanto para cães, quanto para gatos. Para que eles continuem entretidos durante essa pandemia, não deixe de brincar com eles todos os dias. Afinal, assim como os humanos, os animais também precisam se manter ativos. Porém, se seu cachorro só consegue fazer suas necessidades fisiológicas na rua, você precisará passear brevemente com ele. Nesse caso, existem algumas dicas que você pode seguir:

  • Procure fazer passeios curtos, apenas para que o seu cão possa fazer suas necessidades.
  • Somente uma pessoa deve acompanhar o animal em cada passeio.
  • Dê preferência para locais e horários com pouca movimentação.
  • Evite que você e seu cachorro entrem em contato com outras pessoas e animais.
  • Quando voltar para casa, lave as patas dele com água e sabão.
  • De maneira nenhuma utilize outro produto, como álcool, para higienizá-lo.

Esperamos que depois de todas essas informações, você fique mais tranquila, pois já sabe que não há indícios de que os animais possam pegar Covid-19.

Quer dicas de como limpar sua casa durante a pandemia do coronavírus? Clique aqui!

Voltar