Como treinar uma empregada doméstica

Com as rotinas cada vez mais atribuladas, o número de famílias que precisam de ajuda para manter seus lares em ordem tem aumentado. Em contrapartida, nem sempre é fácil encontrar uma empregada doméstica que atenda a todas as expectativas dos empregadores.

Justamente por essa razão é tão importante oferecer um treinamento especial para essas profissionais. Afinal, mesmo que ela tenha todos os conhecimentos necessários para cuidar de uma casa, sempre é válido alinhar as expectativas dos empregadores com as da profissional. Dessa forma, além de aumentar a eficiência do serviço, você ainda garante a satisfação dos donos da casa.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você deve fazer para realizar um treinamento completo para a empregada doméstica.

1º Defina as atividades

A primeira coisa que deve ser feita durante o treinamento com a empregada doméstica é definir quais atividades a profissional deverá executar. Existem várias tarefas que precisam ser realizadas em uma casa, mas é preciso definir exatamente quais delas serão responsabilidade da empregada doméstica. Dentre as mais comuns, estão:

Nesse momento, é fundamental detalhar o máximo possível cada uma das ações. Dessa forma, fica tudo alinhado com antecedência e a profissional já estará ciente de quais são as expectativas dos empregadores.

2º Determine a carga horária

Após definir quais atividades a empregada doméstica deverá realizar, é preciso determinar qual será sua carga horária de trabalho. Em conjunto com a profissional, estipulem um horário de chegada e saída.

Mas lembre-se que esse horário deve ser condizente com a quantidade de tarefas que deverão ser realizadas. Não adianta estipular uma carga horária pequena, se a profissional tem muitas atividades para fazer. Afinal, se você deseja receber um serviço de qualidade, é preciso tempo.

3° Organize a rotina de trabalho

Esse é um dos passos mais importantes durante o treinamento de uma empregada doméstica. Organizar a rotina da profissional é fundamental para obter um serviço de qualidade, condizente com o que os empregadores esperam.

Para isso ,você deve separar para cada ambiente da casa as tarefas diárias (aquelas que são executadas todos os dias) e as tarefas programadas (aquelas que tem uma periodicidade maior para acontecer, exemplo: semanal, quinzenal,mensal).

Após detalhar tudo, você deve separar as atividades conforme os dias de trabalho. Por fim, anexe a relação em um local de fácil acesso da profissional, como na lavanderia, por exemplo.

4° Produtos de limpeza em dia

Não adianta realizar todos os passos acima se você não fornecer para a empregada doméstica os itens necessários para a realização do serviço. Sendo assim, verifique se na casa há tudo o que é preciso para a execução do trabalho. Alguns itens fundamentais, são:

Certifique-se de que todos os equipamentos estão em boas condições, para que a profissional possa executar seu trabalho sem dificuldades.

5º Etiqueta de comportamento

Finalmente, chegamos a um dos assuntos mais importantes quando falamos de treinamento da empregada doméstica. Afinal, é nesse momento que você vai orientar a profissional sobre expectativas que, em um primeiro momento podem parecer pouco importantes, mas que com o tempo se mostram essenciais para uma parceria de sucesso.

Assim como em todo trabalho, é importante garantir que a empregada doméstica siga uma etiqueta de comportamento durante o expediente. Sendo assim, instrua a profissional sobre algumas questões básicas, como utilizar o celular apenas em casos de emergência.

Os empregadores também devem definir se fumar durante o expediente é ou não um problema, assim como se há alguma regra com relação à imagem pessoal. Haverá algum uniforme? A profissional pode usar o cabelo solto ou ele deve ser preso? Todas essas questões devem ser respondidas com antecedência para que a empregada doméstica seja instruída da melhor forma possível.

Além disso, também é importante tratar sobre outros pontos chaves, como:

Por fim, lembre-se de sempre manter um canal aberto de comunicação para que a profissional possa solicitar qualquer item necessário. Não esqueça também de elogiar o trabalho dela. A motivação é fundamental para uma parceria longa e bem sucedida.

Agora que você já sabe como treinar empregada doméstica, clique aqui e confira a nossa loja com produtos que vão te ajudar a manter a casa sempre em ordem.

Voltar