Como tratar a umidade nas paredes de casa

O excesso de umidade nas paredes, além de danificar e causar bolhas na tintura, ainda causa o temido mofo.

A boa notícia é que existem métodos até mesmo simples e caseiros para retirar o mofo e tratar a umidade nas paredes. A notícia ruim é que com a chegada do inverno, os índices de umidade tendem a aumentar. Então se prepare para encarar o problema, mas calma, não precisa se preocupar antes do tempo. Já pensando nesses dias mais úmidos que estão chegando, separamos algumas dicas que vão te ajudar a combater, se livrar da umidade e deixar a sua casa livre desse probleminha. Olha só:

1. Primeiro, repare se em cada cantinho da sua casa não há alguma infiltração ou vazamento de água, pois a água favorece o aparecimento daquelas bolhas que estragam a tintura da parede e ainda favorecem a formação do mofo.

2. Caso a umidade já tenha invadido as paredes da sala, quarto, cozinha, ou qualquer outro ambiente da sua casa, separe alguns materiais que você vai precisar usar, como a lixa, esponja, sabão neutro, água sanitária e água potável. Agora siga as dicas:

– Use a lixa para remover todo o bolor da parede úmida;
– Utilize a esponja, junto com a água sanitária misturada com a água potável, para lavar a superfície embolorada;
– Após esse procedimento, enxágue o local com água potável;
– Espere a parede secar;
– Se achar que aquele bolorzinho chato ainda está impregnado, repita o processo;
– Depois, use uma tinta seladora e pinte a parede novamente!

3. Para evitar o aparecimento do mofo e bolor mantenha a casa sempre ventilada, com as janelas e portas abertas, deixando o ar circular e o sol entrar. Não deixe o ambiente inteiro fechado, isso pode ser o seu maior inimigo!

4. Outra dica é usar o ventilador nos ambientes úmidos, ele vai ajudar a secar as paredes e melhorar a circulação do ar.

5. E que tal usar texturas na parede? Elas impedem que a umidade tome conta mais facilmente da sua casa.

6. Por fim, fique atento nesse outono/inverno. A sua casa está mais vulnerável, e o problema nem sempre vem apenas da umidade nas paredes. Dê uma olhadinha nas telhas e calhas, que podem virar um grande problema se estiverem quebradas também!

Essas foram as dicas de hoje. Gostou? Curta nossa página no Facebook para mais dicas! ????

Voltar