Como planejar um closet de casal

Manter a organização da casa não é uma tarefa fácil. Especialmente quando nela vivem pessoas um tanto bagunceiras. Mas, não é só isso. Em muitos casos, a desordem já começa desde o início da construção do lar, quando os cônjuges passam a morar juntos. Um dos principais exemplos disso é o closet de casal. Afinal, esse espaço deve reunir as coisas de ambos em um só local. Para te ajudar a manter esse ambiente em ordem, separamos algumas dicas a seguir.

Selecione as roupas

Essa é uma tarefa essencial, principalmente para casais que estão se preparando para morar juntos. Para garantir que o closet de casal consiga receber todos os itens, é fundamental que o par faça uma seleção das roupas que serão mantidas, das que podem ser doadas e das que não tem mais serventia. Dessa forma, é possível fazer um levantamento de quantas peças vocês possuem e quantas gavetas, nichos e cabides serão necessários. É importante também tornar isso um hábito, evitando que, ao comprar novas peças, o local fique abarrotado.

Infraestrutura

Uma das primeiras questões a se preocupar na hora de organizar o closet de casal é verificar se a infraestrutura do espaço é própria para receber as roupas de ambos. Nesse momento, é importante escolher uma iluminação direta, com luz branca ou amarela, que não interfira na cor das peças. Também não se pode esquecer da ventilação do local, para evitar, principalmente, o mofo.

Além disso, o casal precisará definir se deseja que o local seja aberto ou não. No primeiro caso, a vantagem é ter todas as peças visíveis. Porém, é fundamental manter o espaço sempre organizado. Já em ambientes fechados, a circulação do ar é mais restrita. Entretanto, as peças se mantém preservadas e livres de poeira por mais tempo.

Funcionalidade

Para que o closet de casal seja funcional, é preciso ter nichos de diferente tamanhos e estilos, levando em consideração as necessidades dos donos. Por exemplo, mulheres precisam de lugares específicos para bolsas, sapatos e maquiagem. Também são necessários cabides mais altos para colocar vestidos longos. Em compensação, homens que usam terno com frequência precisam de um cabideiro maior, para que todos os paletós, calças e camisas possam ser guardados corretamente. Nesse caso, também é necessário ter um local específico para colocar as gravatas. Já os esportistas, precisam de mais nichos para guardar tênis e demais acessórios.

Organização

Com as peças selecionadas e o espaço preparado, resta pensar na organização. Nesse momento, a palavra-chave é a funcionalidade. Deixe nas prateleiras mais baixas os itens que são usados com maior frequência. Coloque nos nichos altos as peças que não são usadas no dia a dia. Mantenha calças, camisas, vestidos e casacos pendurados. Dobre e empilhe camisetas e blusas. Lembre-se também de categorizar as peças. Isso pode ser feito de acordo com a estação do ano e pelas cores.

Decoração útil

É claro que a decoração é um fator importante em qualquer lar, mas no closet, ela acaba não recebendo tanta atenção. Porém, ao incluir no espaço alguns móveis, a experiência de escolher as peças e de se vestir pode ser muito mais agradável. Se o closet for espaçoso, você pode incluir uma poltrona ou uma ilha, por exemplo. Dessa forma, será mais fácil calçar os sapatos e dobrar as roupas. Além disso, também é importante ter um espelho grande no local e colocar um tapete confortável. Afinal, vocês passarão muito tempo descalços ali.
Voltar