Atividades para as crianças durante férias de inverno

As férias escolares do meio do ano chegaram e as crianças só pensam em descansar e se divertir. Se nós, mães, não cuidarmos, nossos filhos ficam em frente da televisão e do computador e acabam não aproveitando para se divertir com outras brincadeiras e passatempos. E em um piscar de olhos, as férias acabam e a sensação de que elas não foram bem aproveitadas permanece! A Benfatto pensou em uma forma de resolver este problema: preparou uma lista de atividades para as crianças realizarem durante o inverno!

Programar com antecedência as atividades para as crianças é benéfico para ambas as partes. Afinal, existe hora para tudo, mesmo nas férias: hora para as refeições, hora para tomar banho, hora de brincar, hora para assistir televisão e jogar no computador e até hora para a criança escolher o que ela quer fazer. A única hora que os pais podem ser flexíveis é no momento de dormir, permitindo que a criança fique acordada um pouco mais tarde ou que ela durma um pouco mais.

Anote esta lista e faça a alegria dos pequenos:

– Brincar com os amigos é uma delícia! Você pode combinar um rodízio com as mães de outras crianças e definir quem vai à casa de quem e em qual dia e horário.

– Em dias de chuva ou frio fora de casa, prepare um piquenique dentro de casa para o filho. É só arrumar uma toalha no chão, algumas almofadas para a brincadeira ficar mais confortável e o cardápio com sanduíches caseiros, salgadinhos, bolachas e sucos.

– Fazer um acampamento dentro de casa é fácil! Com quatro cadeiras, faça um quadrado, deixando um bom espaço entre elas. Com um lençol ou edredom, cubra as cadeiras, fazendo uma cabaninha. Depois, é só colocar o colchão no espaço vago, com travesseiro e cobertas.

– Acomode a criança no sofá, com cobertas e um balde de pipoca, apague as luzes da sala e coloque um filme que ela goste: o cinema dentro de casa está pronto!

– Peça para que a criança ajude na cozinha. Vocês podem preparar lanches coloridos e deliciosos: a diversão é garantida!

– Separe alguns dias para um roteiro cultural e leve o pequeno ao cinema, peças de teatro, exposições e ventos voltados ao público e em shoppings, onde ele poderá aproveitar os rinques de patinação e áreas infantis.

– Incentive brincadeiras que envolvam a imaginação da criança: fantoches, teatrinhos e histórias envolvendo bonecos.

– Algumas brincadeiras, além de divertidas, ensinam lições e conceitos importantes.

– Reúna pequenas garrafas de plástico, latinhas de alumínio, retalhos, papeis de rascunho, barbante, fita adesiva, cola e tesoura sem pontas. Seu filho usará a criatividade para fazer brinquedos com estes itens e ainda ajudará na reciclagem.

Outras formas de diversão

– Desenhos com papel e tinta, lápis de cor ou giz de cera;

– Dobraduras e bonecos feitos de massa de modelar;

– Jogo da velha, cruzadinhas, forca, stop e jogos de tabuleiro como xadrez, dama, Banco Imobiliário, Cara a Cara, Jogo da Vida;

– Livros e gibis: novos ou emprestados em bibliotecas.

Programação pronta? Que as férias comecem!

 

Voltar