Como otimizar espaço em um quarto pequeno

Mulher gosta de casa espaçosa! Ter lugar para colocar todos os pertences é um sonho! Porém, às vezes, por mais que a vontade seja de ter uma casa ou um apartamento grande, nem sempre é possível realizar este desejo. Nestes casos, o melhor é trabalhar com o ambiente disponível, se apropriando de truques que dão a sensação de que o local foi ampliado. Confira as dicas da Benfatto para otimizar espaço em um quarto pequeno:

– Antes da mudança, faça um bom planejamento do espaço para que ele seja bem aproveitado. Desapegue-se dos objetos que não são utilizados com frequência. O resto será guardado nos armários.

– Decore o quarto com cores claras: elas dão a sensação de que o quarto aumentou de tamanho. Nas paredes, opte pelo papel de parede para dar um charme a mais ao ambiente. Sempre que possível, disponha os móveis de forma simétrica.

– Aproveite o espaço embaixo da cama para armazenar suas coisas em cestos ou gavetas.

– Compre móveis sob medida, isto evitará que você compre itens que roubem uma boa área do local. De preferência, os armários precisam conter portas corrediças.

– Abuse de peças multifuncionais: camas que viram sofás, bancos que também servem para guardar objetos, entre outros.

– Aproveite o espaço vertical para suspender estantes, prateleiras, armários e criados-mudos.

– Uma boa iluminação do ambiente ajuda – e muito! Em vez de abajures, escolha lâmpadas que possam ser fixadas na parede.

– Neste ambiente, os espelhos funcionam mais do que apenas uma questão de vaidade. Com eles, a impressão é a de que o lugar possui o dobro do tamanho real!

– Fixe a TV na parede. Desta forma, é possível dispensar o uso de estantes para esta função.

– Lembre-se de deixar um bom espaço para a circulação. Afinal, esbarrar nos móveis não é divertido.

– Organização é o segredo para garantir mais espaço. Coisas fora do lugar geram poluição visual e dificultam a passagem de pessoas. Deixe tudo bem organizado: usou algo? Retorne-o ao devido lugar.

Se inspire com estas ideias de decoração:

Voltar