Como organizar uma festa junina

Vamos entrando, pessoar! A festa junina, com alimentos quentinhos, roupas coloridas e tema caipira, faz a alegria das pessoas nesta época. Está pensando em fazer uma? Seja festa pequena ou grande, você pode deixá-la bonita e divertida! Anote as dicas da Benfatto:

Para começar, faça uma lista com as pessoas próximas, amigos, familiares, colegas de trabalho e faculdade. Depois, arranje um local que acomode o número de pessoas presentes na lista. Faça um convite criativo para cada um dos listados e entregue pessoalmente: eles vão adorar! Pensa em cobrar uma taxa de cada um? Defina o valor e coloque no convite!

A decoração pode ser feita com balões, fitas e bandeirinhas, feitas de papel de seda ou folhas de revista. Flores, como os girassóis, podem ser usadas se a festa acontecer durante o dia. Uma ideia diferente é fazer flores de forminhas de brigadeiro ou papel crepom. Um painel de chita pode servir de correio elegante, é só colocar pedaços de papel e canetas em uma mesa próxima. A fogueira? Ela é indispensável, montada com lenha ou artificial.

Para que a festa junina fique ainda mais divertida, peça para que os convidados se vistam com chapéu de palha, vestidos coloridos, trancinhas no cabelo e tecidos xadrez. Pintar um dente e sardinhas com uma caneta (daquelas de escrever em cds) serve de maquiagem e podem ser feitas na hora.

A mesa onde ficarão as comidas precisa ser coberta com toalha de renda ou toalha xadrez. Os quitutes mais famosos são: pinhão, paçoca, pé de moleque, canjica, curau, bolo de fubá, arroz doce, pipoca, quentão, amendoim torrado, doce de abóbora, doce de leite. Eles podem servidos em pratinhos de plástico, auxiliados por guardanapos e talheres.

Pense em brincadeiras e jogos para seus convidados passarem o tempo: tiro ao alvo, pescaria, bingo, dominó, baralho, gincanas. Se for possível, adquira itens, tais como pirulitos e bloquinhos de anotação, que possam servir de prêmio para os ganhadores das brincadeiras. Para animar as danças? Faça uma playlist com músicas regionais, sertanejo e forró. Ah! Não se esqueça das cantigas mais conhecidas: Cai Cai Balão e Capelinha de Melão.

Tudo pronto? Agora é só começar a quadrilha!

Voltar