Como organizar uma cozinha pequena

Um dos grandes desafios das pessoas que moram em uma casa ou apartamento menor é conseguir manter a cozinha pequena organizada. Afinal, é um dos cômodos que mais tem movimento dentro de casa, então é normal a desordem ser ainda mais comum. Mas existem sim soluções muito legais que você pode aplicar na sua cozinha! Então fique de olho em algumas dicas de como organizar uma cozinha pequena:

Organize tudo de acordo com a frequência de uso

Parece uma dica muito óbvia, mas na hora de guardar todos os utensílios você pode acabar esquecendo disso. Deixe os pratos, talheres que mais usa e copos em lugares mais fáceis de alcançar. Panelas que você usa todos os dias também devem ficar em armários mais próximos das mãos. Bandejas de bolo, pipoqueira e itens que você não usa muito, podem ficar nos armários mais altos.

Aproveite as prateleiras e organizadores suspensos

Uma ótima maneira de guardar suas coisas na cozinha é usar e abusar das prateleiras! Além de serem de fácil alcance, são práticas e ainda dão um “up” na decoração da cozinha. E, outra coisa que pouca gente usa, é a “parte de baixo” da prateleira. Por exemplo, você pode utilizar essa área para guardar temperos. É só pregar a tampa de metal de alguns potinhos, colocar temperos dentro deles e pronto! Para guardar, é só rosquear novamente no lugar.

Os organizadores suspensos também são uma ótima solução para organizar a cozinha pequena. Você pode pendurar talheres maiores, como pegadores e peneiras, ou usar mini cestinhas penduradas para guardar frutas e temperos.

Considere bancadas móveis

Se a sua cozinha for bem pequena mesmo, às vezes uma bancada pode atrapalhar. É o caso de você investir em uma bancada móvel, ou em uma mesinha com rolamento, por exemplo. Além de ganhar espaço, você só utiliza para fazer refeições, evitando acumular objetos e coisas que não precisam ficar acumuladas em cima da bancada!

Abra mão do desnecessário

Infelizmente, na maioria dos casos, as cozinhas pequenas nos impossibilitam de guardar tudo que temos para guardar. Nessa hora, é bom dar uma olhada em tudo que você tem e doar ou jogar fora algumas coisas. Se você tem muitos potinhos plásticos, por exemplo, com certeza você pode se desfazer de alguns deles.

Invista nos organizadores

Utilizar organizadores plásticos para deixar as gavetas em ordem, por exemplo, pode ser uma boa saída. Além de serem práticos, eles te ajudam a manter organizado tudo que você deixar dentro deles. Você pode utilizar caixinhas e cestos como organizadores também! A criatividade é uma boa aliada nessas horas 🙂

Voltar