Como organizar um intercâmbio no Canadá

Fazer um intercâmbio é um grande investimento. Afinal, além de ser uma ótima forma de aprender um novo idioma, também é uma excelente oportunidade para conhecer outra cultura e fazer amizades. Dentre os destinos mais escolhidos pelos brasileiros, o Canadá é um dos favoritos. Principalmente por causa do idioma local e da abertura que o país oferece para estrangeiros. Se essa é a sua escolha e você precisa de ajuda para planejar sua viagem, confira nossas dicas a seguir sobre como organizar um intercâmbio no Canadá.

Orçamento

A primeira coisa que você precisa definir para poder organizar um intercâmbio no Canadá é verificar qual será o orçamento disponível. Comece a guardar dinheiro com antecedência e faça uma estimativa para saber qual curso poderá ser escolhido e sua duração. Também crie uma planilha e coloque nela todos os gastos, incluindo estadia, curso, agência, transporte, alimentação, passagens aéreas, compras, entre outros. Não esqueça de sempre deixar uma reserva para emergências. Dessa forma, você saberá quanto pode ser gasto e evitará surpresas desagradáveis.

Visto

Ao contratar uma agência de intercâmbio, a empresa vai fornecer uma lista com os documentos necessários para a solicitação do visto. É importante que todas as recomendações sejam seguidas para evitar problemas, como ter o visto negado. Se optar por fazer todo o planejamento sozinho, não se preocupe. Apesar de exigir atenção, o sistema é simples e intuitivo.

De maneira geral, se a sua intenção é aprender o idioma em um curso que dure até 24 semanas, pode solicitar um visto de turista. Já se o curso durar mais de 24 semanas e tiver como objetivo a inscrição em uma universidade ou college, será necessário um visto de estudante. Para obter a permissão para trabalhar, a solicitação é um pouco mais complicada e depende do programa que será escolhido. É importante lembrar que, se você pretende aproveitar a proximidade para conhecer os Estados Unidos, não pode esquecer de tirar também o visto americano.

Roteiro

É claro que o seu foco principal será fazer o curso e aprender, mas você não pode deixar de aproveitar a viagem para conhecer a região. Para que você não esqueça de nenhum local, comece a pesquisar com antecedência e faça um roteiro com os principais pontos turísticos que deseja conhecer. Lembre-se também de verificar a programação da cidade, pois o país geralmente oferece muitas atrações gratuitas, que não vão pesar no orçamento.

Como fazer a mala

Finalmente chegamos em uma das dicas mais importantes para quem deseja aprender como organizar um intercâmbio no Canadá. Saber organizar a mala e escolher os itens que serão levados é fundamental e te ajudará a estar preparado (a) para aproveitar a viagem da melhor maneira possível. Para começar, pesquise o clima da cidade na época em que você pretende fazer o intercâmbio. Lembre-se também de verificar outros locais que talvez você visite.

Quando tiver essas informações, comece a fazer um checklist com antecedência, anotando tudo o que precisa ser levado. O ideal é começar a separar as roupas com ao menos uma semana de antecedência, para garantir que nada será esquecido. Nesse momento, lembre-se também de separar o que será levado na bagagem de mão. Coloque nela uma muda de roupas, itens básicos de higiene, documentos e eletrônicos. É importante lembrar que objetos pontiagudos não podem ser levados nesta bagagem, assim como embalagens de líquidos com mais de 100 ml. Mas, de qualquer forma, confirme as regras das companhias aéreas que serão utilizadas.

Agora chegou a hora de colocar as coisas na mala que será despachada. E a melhor forma de fazer isso de forma organizada, é utilizar gavetas e envelopes organizadores. Com eles, é possível setorizar as peças de acordo com o tipo. Por exemplo, em uma gaveta você pode colocar as camisetas, em outra, as calças e shorts. Já as roupas íntimas, cintos e lenços podem ser guardados em diferentes envelopes. Dessa forma, você saberá onde encontrar cada peça e fica muito mais fácil de organizar suas roupas quando chegar no país de destino.

Dicas extras:

–      Coloque os itens pesados no fundo da mala;

–      Deixe espaço livre para coisas que você provavelmente irá comprar.

–      Escolha peças versáteis, que tenham diferentes combinações. As melhores opções nesse caso são roupas com poucas estampas e de cores neutras.

–      Sempre leve seu casaco mais pesado com você, para deixar a mala mais leve.

–      Como essa viagem é mais longa, provavelmente será necessário levar mais do que roupas. Inclua na lista remédios e outros objetos que você com certeza vai precisar.

–      Se esquecer de levar alguma coisa, não se preocupe. Você certamente encontrará o produto que precisa com preços em conta. Mas lembre-se de conversar com moradores locais para saber quais são as melhores lojas.

Voltar