Como organizar todos os compromissos de final de ano

Já estamos no último mês do ano e essa é uma ótima oportunidade para celebrar as conquistas, criar metas para o próximo ano e analisar o que você pode fazer de melhor. Além disso, esse momento também é repleto de confraternizações e compromissos. Por essa razão, muitas pessoas podem ficar perdidas devido a grande quantidade de atividades. Mas, para que você não esqueça do que precisa ser feito, separamos algumas dicas sobre como organizar todos os compromissos de final de ano.

Planejamento

A primeira coisa que você deve fazer para aprender como organizar todos os compromissos de final de ano é se planejar. Quanto mais coisas você precisa fazer, maior é a necessidade de anotar todos os seus compromissos. Não confie apenas na sua memória. Anote em uma agenda todas as suas atividades, separando as pessoais das profissionais. Para quem prefere usar a tecnologia, existem vários aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa.

Verifique seus documentos

Se você ainda não tem o costume de fazer isso, saiba que é importante ao final de cada ano verificar se seus documentos estão em ordem. Veja se algum deles já venceu, se estão próximos do vencimento e se precisam ser renovados. Você, inclusive, pode se adiantar e tentar agendar alguns procedimentos.

Finanças em dia

Manter a vida financeira em ordem pode te ajudar a evitar muitas dores de cabeça e problemas no futuro. Por isso, se você ainda não conseguiu organizar essa área, esse é o momento perfeito para começar. Você pode usar aplicativos específicos para isso ou utilizar uma planilha no Excel. Já deixe ela pronta para ser usada no próximo ano. Nela, deverão ser anotados todos os gastos e ganhos mensais. Dessa maneira, você saberá quanto precisa guardar para deixar as contas em dia e começar a fazer uma reserva de emergência.

Reserve tempo para uma faxina

Apesar da grande quantidade de compromissos, o fim do ano é o momento perfeito para fazer uma boa faxina em casa, especialmente se você pretende receber convidados nas comemorações. A melhor forma de fazer isso é dividir o lar em setores e lidar com cada um deles separadamente. Neste momento, não esqueça de verificar a validade de cosméticos, alimentos e remédios. Aproveite também para selecionar o que não é mais usado e pode ser doado ou vendido, fazendo uma renda extra. Isso serve para roupas, livros e até móveis.

Pense no próximo ano

Além de aprender como organizar todos os compromissos de final de ano, também é fundamental já começar a planejar o ano seguinte. E para entrar em 2020 com o pé direito, é importante colocar suas metas no papel e anotar os compromissos que você já sabe que tem. Uma ótima forma de fazer isso é utilizar um planner, como o que nós preparamos especialmente para você.

Voltar