Como organizar as tarefas diárias

A rotina na mulher moderna não é fácil, isso todo mundo sabe. Além das tarefas no trabalho, tem as tarefas relacionadas à casa, a rotina com a família e o cuidado com os pets. Para conciliar tudo isso, não precisa ser super-heroína, pode acreditar. É possível dar conta de tudo e arranjar um tempo para cuidar de si mesma (o que é muito importante). A seguir, confira dicas de como organizar as suas tarefas diárias:

– Escolha uma agenda, um calendário, um organizador, seja em papel ou na versão online.

– Anote tudo o que você precisa fazer. Absolutamente tudo: desde as tarefas domésticas até os compromissos com hora marcada.

– Não confie apenas na memória. É mais seguro colocar em forma de lista no recurso escolhido.

– Diariamente, reveja a lista e vá adicionando os itens novos.

– A partir disso, na noite anterior ou no começo da manhã, separe o que você precisa fazer no próximo dia ou ao longo dele.

– Os itens que precisam ser feitos, mas que não tem um dia e horário específico, podem ser divididos entre os dias da semana.

– Defina as tarefas por prioridade (alta, média e baixa).

– Estabeleça um prazo máximo para todos os itens.

– Não sabe por onde começar? Faça as três primeiras tarefas indicadas como mais importantes. Depois, faça mais três, de acordo com o nível de prioridade (do maior para o menor).

– Consulte a lista quantas vezes for necessário. Para isso, leve a lista de tarefas para onde você for.

– Assim que terminar as tarefas, risque-as ou indique-as, de alguma forma, como completas.

– Em casa, evite o acúmulo de bagunça. Afinal, quanto menos bagunça, mais fácil de limpar.

– Se você tiver períodos de maior produtividade, aproveite-os para completar aquelas tarefas que requerem mais atenção ou cuidado.

– Questione-se: “há um jeito mais eficiente de fazer isto?”.

– Não protele. Precisa fazer algo? Faça agora! Como diria sua mãe, “primeiro a obrigação, depois a diversão”.

– Você é mulher, não uma escrava. Coloque a família para ajudar naquilo que for possível que eles façam, aprenda a delegar!

– Ao final do dia, veja o que conseguiu fazer. Sobraram itens? Calma! O que ficou pendente pode ser remanejado, principalmente as tarefas de prioridade baixa.

– Não faça listas impossíveis: lembre-se de separar tempo para se divertir também.

– Trabalha bem com a tecnologia? Use e abuse da facilidade dos aplicativo no celular, por exemplo.

 

3 aplicativos grátis que podem ajudar na sua organização (se você gosta de soluções tecnológicas)

> Google Keep

Disponível para PC, Androind, iOS e Windows Phone

É possível criar notas, nas quais podem ser separadas por categorias e cores, e configurar lembretes em forma de listas, fotos ou áudio. Se quiser gravar um áudio, o aplicativo consegue transcrever automaticamente, para descomplicar. Dá para colocar data e horário para os lembretes, e receber notificações. A conta sincroniza com a versão web e com dispositivos móveis, permitindo que as notas e lembretes sejam acessadas de qualquer local com internet.

> Wunderlist

Disponível para PC, Mac, Android, iOS e Windows Phone

O aplicativo é simples e intuitivo: lista as tarefas apenas por categoria. A maior parte das funções são gratuitas, mas é possível fazer upgrade, caso o usuário sinta necessidade.

> Any.do

Disponível para PC/Android/iOS

Visualmente bonito e clean, este aplicativo permite dividir as tarefas por prazo, pastas ou categorias, além de transformá-las em lembretes

Voltar