Como organizar tarefas com o Método Eisenhower

Há várias formas de organizar tarefas e uma delas é pelo Método Eisenhower. Com esta tática, você também consegue priorizar o necessário e gerencia melhor o tempo. Criado pelo General Eisenhower, que foi comandante das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial, o método é famoso pela seguinte frase do General: “O importante é raramente urgente e o urgente é raramente importante”.

A matriz de Eisenhower reúne as atividades a serem realizadas de acordo com os itens “importância” e “urgência”, sendo possível, assim, planejar o uso do tempo. Mas o que pode ser considerado “importante” e “urgente”? Leia as definições abaixo:

Importante: atividades que tem prazo para serem feitas e trazem resultados a curto, médio e longo prazo.

Urgente: tarefas realizadas com pressa, pois o tempo é curto ou já estourou. Trazem estresse, pressão e preocupação.

Faça o download do arquivo que a Benfatto preparou e imprima-o. Liste todas as suas tarefas e depois confira o que cada quadrante representa.

Como organizar tarefas com o Método Eisenhower

Quadrante 1: Tarefas Importantes e Urgentes

Estas são as tarefas que mais nos preocupam, pois são tarefas que geralmente envolvem pressões e resultados. Ela precisa ser feita o mais rápida possível, uma vez que não há tempo hábil para que essa tarefa seja postergada. Estratégia: faça imediatamente!

Quadrante 2: Tarefas Não Importantes e Urgentes

Neste quadro estão as tarefas que necessitam ser realizadas com certa pressa e que carregam a ilusão de que só você pode fazê-las. É verdade que elas precisam ser feitas, mas não necessariamente por você. Então que tal delegar a outras pessoas?

Quadrante 3: Tarefas Importantes e Não Urgentes

Já que a pressa é inimiga da perfeição, as tarefas listadas neste quadro poderão ser feitas com mais atenção e qualidade. É possível gastar um pouco mais de tempo tanto no planejamento quanto em cada etapa. Mas cuidado! Caso seja apenas postergado, passa a pertencer ao primeiro quadrante. Estratégia: agendar a atividade.

Quadrante 4: Tarefas Não Importantes e Não Urgentes

Os itens listados aqui provavelmente são irrelevantes ou improdutivos. Não perca muito tempo se preocupando com eles, você pode eliminá-los ou deixá-los para fazer quando sobrar um tempinho!

Para evitar que as tarefas parem no primeiro quadrante (Tarefas Importantes e Urgentes), uma dica é começar a dedicar um tempo maior às atividades listadas no terceiro quadrante (Tarefas Importantes e Não Urgentes) e não gastar muito tempo nas atividades dos quadrantes 2 e 4 (Tarefas Não Importantes e Urgentes e Tarefas Não Importantes e Não Urgentes). Assim, você reduzirá grande parte do seu estresse e poderá ter uma melhor qualidade de vida!

Veja também: GTD (Get Things Done)

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