Como organizar seus planos para o novo ano

O fim de 2018 está se aproximando e esse é o momento perfeito para fazer uma análise do que passou e traçar planos para o novo ano. Por isso, é bastante comum que as pessoas criem vários objetivos que devem ser alcançados nessa nova etapa que se inicia. Entretanto, são poucas as que realmente conseguem concluir essas metas. Isso acontece, em boa parte, devido a falta de organização e o mal planejamento.

Como montar um planejamento?

Para evitar a frustração por não conseguir alcançar todas as suas metas, o ideal é traçar poucos planos para o novo ano. Afinal, você não precisa, e provavelmente não conseguirá, resolver tudo o que está errado na sua vida de uma só vez. Por isso, uma média de quatro metas é o recomendado. Dessa forma, você se mantém realista e ainda pode incluir novos objetivos conforme for alcançando os previamente traçados.

O que incluir?

Existem vários tópicos que podem fazer parte dos seus planos para o novo ano. Os mais tradicionais são: trabalho, finanças, amor, saúde, família e vida social. Mas a verdade é que você pode incluir qualquer meta que faça sentido para você. Por exemplo, se você quer estar mais conectada com a sociedade, que tal colocar como objetivo conhecer todos os pontos turísticos da sua cidade? Ou, se está antenada nas questões relacionadas ao meio ambiente, pode se desafiar a consumir menos alimentos que tenham embalagens plásticas.

Evolua sempre

É comum que as pessoas que não estão acostumadas com planejamentos sintam um pouco de dificuldade. Mas, o importante é ter humildade para reconhecer os pontos que podem ser melhorados e trabalhar para que isso aconteça. Se precisar controlar melhor seu tempo ou investir suas energias em outras demandas, não exite em fazê-lo. O importante é sempre evoluir.

Esteja atenta a você mesma

A forma como você lida com as coisas que acontecem com você, diz muito a seu respeito. Por isso, é fundamental perceber suas emoções, já que elas estão diretamente ligadas à forma como você vai reagir. Perceba o que você faz após uma decepção, conheça seus sentimentos e procure dominar seus pensamentos. Nesse quesito, vale também buscar ajuda profissional. Afinal, a autoestima e o autoconhecimento são essenciais para que você alcance seus objetivos.

Revise suas metas

As pessoas mudam e o que você deseja agora, pode não ser o mesmo que você vai querer daqui a seis meses. Por isso, é importante sempre revisar suas metas e ver se elas estão de acordo com o que você aspira para a sua vida. Além disso, conforme você for alcançando seus planos para o novo ano, pode criar novos objetivos. Mas lembre-se de ser sempre realista.

Comemore as conquistas e analise os erros
Os erros cometidos, podem ser as metas para o próximo ano. Afinal, você já saberá como pode solucioná-los. Mas não valorize apenas o que deu errado. Lembre-se de comemorar cada vitória conquistada. É importante se dar uma recompensa para ver que o trabalho valeu a pena.

Voltar