Como organizar roupas de academia

Quanto mais atribulada é a rotina, mais difícil se torna deixar a casa organizada. O mesmo serve para o guarda-roupas. Muitas pessoas acabam perdendo tempo e energia procurando diariamente as peças que elas precisam, justamente por não conseguirem manter esse espaço da casa em ordem. E se você tem uma grande variedade de roupas, para diferentes finalidades, a missão fica ainda mais complicada. Portanto, se você pratica exercícios físicos e quer encontrar aquela legging incrível ou o seu melhor top sem ter que revirar todo o armário, a seguir vamos te dar dicas simples de como organizar roupas de academia.

Setorize

Quando o assunto é organização, a palavra setorização é uma das mais utilizadas. Afinal, ao deixar as peças separadas por tipo, com um local pré-determinado para cada coisa, fica muito mais fácil encontrar o que você precisa na correria do dia a dia. E é claro que essa regra também vale para quem deseja aprender como organizar roupas de academia. Por isso, quando for organizar o espaço, analise o seu guarda-roupas e verifique qual é o melhor lugar para colocar suas peças de ginástica. Se tiver uma quantidade grande, pode separar gavetas e até uma prateleira só para essa finalidade. Já, se forem poucas roupas, uma caixa organizadora pode ser a solução perfeita.
Independente de qual for a sua escolha, é importante separar os itens que serão guardados no local por tipo e cor. Reserve um espaço para suas bermudas, shorts, camisetas, leggings, regatas e tops. Para isso, você pode utilizar colméias com tamanhos específicos.

Como dobrar?

A forma mais simples de dobrar e guardar essas peças é fazendo rolinhos, já que o tecido das mesmas permite que isso seja feito sem que elas fiquem amassadas. Isso serve principalmente para camisetas, regatas e tops sem bojo. Lembre-se que os que possuem bojo não devem ser dobrados ou virados, pois isso pode danificar o material. Para armazená-los com maior facilidade, existem colmeias específicas para esse tipo de peça.
Na hora de dobrar as calças, você também pode apostar nos rolos ou pode fazer uma espécie de pacotinho. Nesse caso, comece dobrando a peça ao meio, depois traga o cós até o centro e puxe o restante para dentro dele. Seja qual for a sua escolha, o importante é tentar deixar tudo do mesmo tamanho. Para te ajudar nisso, uma boa ideia é usar um gabarito de dobra.

Dicas extras: tênis e acessórios

Depois de usar seu tênis, nunca coloque direto dentro do armário. Como os pés também transpiram durante a atividade física, o ideal é deixar esse item arejando por um tempo. Depois de seco, você pode guardar no guarda-roupas ou na sapateira. Com relação aos acessórios, se você é adepta de viseiras, óculos, relógio, luvas, porta-celular e outros itens que podem ser usados durante a prática de exercícios, procure definir um local para deixar todos esses elementos juntos. Uma boa ideia é separar um cesto organizador para essa finalidade. E finalmente, se você deseja saber como organizar roupas de academia, não esqueça da sua bolsa de ginástica. Quando chegar em casa, evite deixá-la em um canto para arrumá-la depois. Coloque as peças que devem ser lavadas no cesto de roupas sujas, retire o tênis para arejar e defina um local específico para guardar sua bolsa ou mochila, como um gancho na parede ou uma prateleira dentro do armário.

Voltar