Como organizar os livros

Ler é uma atividade muito prazerosa, e para aqueles que sabem bem disso, colecionar livros é indispensável. Mas se os volumes estão desorganizados, empilhados e ajuntando poeira em algum canto da sua casa, é hora de organizá-los! E nós te ensinamos como organizar os livros:

Como limpar, separar e organizar:

Esta é uma tarefa que requer tempo, então separe um dia para fazer realizá-la, evite agir com pressa. Passe um pano úmido pela capa de todos os itens da pilha, depois, passe um pano seco e macio por todo livro. Ah, e por dentro também tem que limpar! Retire o pó usando um pincel limpo e seco.

Separe por material: livros, revistas, textos, álbuns de foto, cds/dvds. Depois, separe também por gênero, categoria, autor ou ordem alfabética. As revistas podem ser empilhadas, por título, em ordem da edição mais velha para a mais nova. Assim, inclusive, fica mais fácil de incluir as próximas.

Como guardar:

Os livros precisam ser guardados em lugares secos e iluminados. Por isso, a dica é organizar em prateleiras e estantes, que podem ser de madeira, de plástico ou ferro. Certifique-se de que a estrutura aguente o peso e fique longe de fontes de umidade.

Após a etapa da separação, retornar o material não é difícil. Os livros mais lidos ficam nas prateleiras do meio, livros infantis e revistas nas prateleiras mais baixas e enciclopédias e livros de consulta nas prateleiras mais altas. Colocá-los na posição vertical facilita a leitura do título na lombada (ou lateral aparente do livro) e economiza espaço para novos exemplares. Muitas pessoas enfileiram os livros por cor da capa. Não recomendamos esta opção, porque dificulta a procura por uma determinada obra.

O ambiente ajuda:

Preparar um local especialmente para a leitura faz parte do processo. De preferência, silencioso. Coloque uma poltrona perto da estante e complemente com uma luminária ou abajur. O objetivo é que fique fácil retirar um livro e recolocá-lo no lugar. Para que a organização permaneça por um bom tempo, pratique o hábito de guardar após terminar de ler.

Veja algumas ideias diferentes:

 

Voltar