Como organizar os estudos

Seja para estudar para o vestibular, para alguma prova específica ou concurso, é super importante que você tenha organização na sua rotina, para que você não se perca nos estudos e para que consiga administrar melhor o tempo, tirando máximo proveito desse momento. Se você se distrai fácil na hora de estudar ou não sabe nem por onde começar, nós separamos algumas dicas bem legais sobre como organizar os estudos! Confira:

Estude a matéria do dia, no dia.

Uma das dicas mais valiosas na hora de organizar os estudos é seguir aquele lema: “matéria dada, matéria estudada! ”. Não deixar acumular conteúdo é uma ótima solução e, além de economizar tempo, você consegue fixar melhor o que aprendeu naquele dia.

Controle suas horas de estudo.

Nada de virar a noite estudando, isso faz mal até para a sua saúde e você acaba absorvendo pouco conteúdo! Se você estuda de manhã e tem as tardes livres, por exemplo, estude das 15h às 20h. Depois da janta, tire um tempo para ler coisas que você goste, como livros ou revistas.

Nunca deixe para a última hora.

Parece até brincadeira essa dica, mas às vezes pode acontecer. Além de bater aquele desespero, você acaba esquecendo o pouco que já sabe sobre aquele assunto. Deixar para estudar na última hora é péssimo! Por isso, o ideal é que você invista em uma “agenda de estudos”, na qual possa separar horários e dias certinhos para os seus estudos. E lembre-se: é melhor estudar 40 min por dia durante 10 dias, do que 7h em um único dia!

Seja produtivo.

Não se engane. Se você estiver se distraindo facilmente, lembre-se rapidamente que você precisa manter o foco. Não adianta nada “fingir” que estudou, né?! Então se esforce para manter o foco e alcançar a alta performance nesse momento!

E no final de semana?

Dependendo do cronograma que você seguiu durante a sua semana, você pode descansar aos domingos e deixar os sábados para revisar os conteúdos que você estudou durante a semana. É uma boa estratégia a ser seguida!

Escolha um lugar tranquilo.

Como estudar exige concentração, escolha um lugar mais quieto e que você não seja muito interrompido. Pode ser o seu quarto, a biblioteca ou sala de estudos.

Não esqueça da sua saúde!

Pratique exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana, pois ajuda a manter o nervosismo e ansiedade longe e faz bem para a saúde. Outra dica é ficar de olho na iluminação do local onde você está estudando, pois ler em condições precárias pode causar danos à sua visão.

Voltar