Como organizar os cuidados com o pet

Ter um animal de estimação em casa é o desejo de muitas famílias. Porém, é sempre importante lembrar que ao receber um bichinho em casa, ele se torna um novo membro da família. E como ele depende totalmente de seus donos, precisará de cuidados especiais, muita atenção e dedicação. Por isso, se você deseja saber como organizar os cuidados com o pet, confira as dicas a seguir!

Defina os locais do pet

Se você quer aprender como organizar os cuidados com o pet, essa é uma das primeiras coisas que deve pensar. É claro que seu cachorro ou gato terá um lugar do lar onde se sentirá mais à vontade. Porém, há três locais bastante importantes para o convívio com ele que devem ser definidos pelo dono. São eles, os espaços para dormir, comer e fazer as necessidades.

No primeiro caso, evite deixá-lo dormir no mesmo quarto dos donos e, se possível, escolha um local tranquilo, onde o pet poderá descansar inclusive durante o dia. Depois de definido o lugar, coloque uma manta, cesto ou almofada para que seu pet não fique exposto à umidade e frio.
O local das refeições do seu animal de estimação pode variar mais e sua escolha vai depender muito do tamanho da sua casa. Porém, o importante é que os potes de comida fiquem longe do banheiro (do pet e dos humanos). Além disso, procure deixar a ração guardada longe do chão, de preferência em potes com tampa. E lembre-se de limpar regularmente as vasilhas de comida e água.

Um dos cômodos mais aconselháveis para o animal fazer suas necessidades, especialmente em casas pequenas, é a lavanderia. Afinal, esse é um dos locais mais práticos de limpar. Em lares com jardim, ensine o pet a ir na grama e, em apartamentos, evite as sacadas.

Brinquedos

É comum que os brinquedos do pet fiquem espalhados pelo lar. Porém, na hora de organizar esses itens, procure deixá-los sempre no local de dormir do bichinho. Você também pode guardar a maioria dos brinquedos em caixas, mas o ideal é deixar pelo menos alguns itens para que o animal possa brincar quando quiser.

Saúde

Se você deseja saber como organizar os cuidados com o pet, também deve estar atenta às visitas ao veterinário. Afinal, assim como os humanos, o ideal é que os animais também façam check-ups. Esse hábito pode inclusive evitar ou ajudar a detectar doenças com maior agilidade. Além disso, os bichinhos também precisam tomar algumas vacinas obrigatórias, como antirrábica e múltipla. Para definir o calendário das doses, converse com o veterinário.

Alimentação

Outro cuidado fundamental para a saúde de um animal é sua alimentação. Lembre-se que as comidas caseiras devem ser evitadas e que existem rações específicas para filhotes, assim como para animais de portes pequeno, médio e grande. A porção também varia de acordo com a raça e tamanho do pet, por isso é importante pedir recomendações ao veterinário. Com relação à frequência da alimentação, um adulto deve comer 2 ou 3 vezes por dia. Já a água deve ficar disponível todo o tempo.

Banhos

Essa é outra questão que depende da raça do seu pet, já que a frequência geralmente varia entre mensal e semanal. No momento do banho, procure usar água morna, utilize produtos específicos para pets e lembre-se de proteger os olhos e ouvidos do animal. Além disso, deixe separado algumas toalhas e escovas que devem ser de uso exclusivo dele.

Voltar