Como organizar o quarto da bagunça

Quase toda casa tem um cantinho da bagunça, não é mesmo? Geralmente esses cômodos acabam acumulando coisas diferentes, que não cabem em outros locais do lar. Mas, justamente por esse motivo é muito difícil manter a ordem nesses espaços. A consequência disso é a perda de tempo e até de dinheiro. Afinal, acaba sendo complicado encontrar o que você precisa e, muitas vezes, você pode até mesmo esquecer do que tem ali dentro. Para resolver essa questão de uma vez por todas, a seguir vamos passar inúmeras dicas de como organizar quarto da bagunça.

Por onde começar?

Às vezes o acúmulo é tão grande, que é difícil de começar. É verdade que você vai precisar reservar um bom tempo para cuidar desse cômodo, mas não esqueça de dividir essa tarefa com os outros moradores da casa. Afinal, essa “baguncinha” pertence a todos e se cada um ajudar, fica mais rápido e fácil colocar tudo em ordem.

Outro ponto importante a ser levado em consideração agora é: por qual área começar? E a nossa sugestão é iniciar pelo espaço como um todo. Verifique e retire do cômodo as coisas que estão no chão primeiramente. Somente depois disso comece a olhar áreas menores, como gavetas, prateleiras e caixas. Dessa forma, a arrumação acaba demorando menos e isso evita que você desista da arrumação.

Categorize

Se você quer saber como organizar quarto da bagunça, lembre-se que a palavra mais importante é a categorização. A primeira seleção que você deve fazer é a do que será mantido e do que será doado, vendido ou jogado no lixo. O que será descartado já deve ser retirado do cômodo para liberar mais espaço. Já, o que ficar precisa ser distribuído em diferentes categorias. Alguns exemplos são: enfeites, consertos da casa, itens do carro, entre outros. Lembre-se que essas categorias precisam fazer sentido para você, pois quanto melhor for a seleção, mais fácil será encontrar o que você precisa durante o dia a dia.

Limpe

Conforme as coisas forem retiradas do local, aproveite para fazer uma boa limpeza no espaço. Tire o pó, varra o chão, passe pano e coloque alguns itens para tomar sol e arejar. Com o local limpo, a vontade de mantê-lo em ordem é ainda maior. Sem falar que isso é fundamental para manter a saúde dos moradores da casa.

Organize

Para conseguir organizar tudo o que você tem em um só local, você vai precisar de alguns móveis. Se você já tem armários, nichos e prateleiras, já é um grande começo. Mas, se não tem, provavelmente vai precisar instalar alguns. Além disso, também serão necessários alguns objetos organizadores. Dentre eles, os indispensáveis são as caixas e os envelopes. Afinal, além de poder separar os itens de acordo com as categorias, eles ainda mantêm os objetos longe da poeira. Outros produtos que podem ser úteis são ganchos, sapateiras e até mesmo colmeias. Suportes de teto também são boas opções para quem tem um espaço pequeno e deseja aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Como manter o quarto da bagunça sempre em ordem?

É importante ressaltar que não tem problema que esse cômodo sirva como uma espécie de depósito, principalmente porque muitas casas não tem espaço para guardar todas as coisas que são colocadas nesse quarto. Mas isso não é motivo para não mantê-lo sempre em ordem. Portanto, se você quer evitar que a bagunça retorne, a principal dica é deixar o que é usado com maior frequência em locais mais acessíveis. Consequentemente, o que é utilizado esporadicamente, como os enfeites de Natal, pode ser armazenado em locais mais difíceis de serem alcançados. Também procure criar o hábito de sempre colocar de volta no lugar o que for retirado de lá. Dessa maneira, o quarto se manterá organizado e você vai saber onde cada coisa está.
Voltar