Como organizar o orçamento familiar

Você tem dificuldades em controlar seus gastos? Muitas vezes, a quantidade de contas pra pagar acaba absorvendo mais dinheiro do que prevíamos, e ficamos no vermelho. Para que isso não aconteça com frequência, separamos algumas dicas que, se seguidas corretamente, te darão mais segurança e controle sobre as finanças.

1 – Verifique no holerite o seu salário líquido, assim você já obtém o valor com os descontos. Depois disso, subtraia as compras parceladas no cartão de crédito e os cheques pré-datados. Dessa forma você terá uma noção melhor da quantia que tem para gastar naquele mês.

2- Imprevistos podem acontecer, por isso é recomendado ter uma poupança com uma média de seis meses de salário guardado.

3- O seguro do carro pode ser um investimento grande, mas é importante pagar em dia e não dispensar o serviço! Pode ser que você pague e nunca use, mas se algum dia precisar fará toda a diferença.

4- Guarde dinheiro para garantir o seu futuro! A dica é poupar 1% do seu salário líquido. Invista metade do dinheiro guardado em um investimento de longo prazo, como, por exemplo, um fundo de previdência. A outra parte da grana deve ser aplicadas em projetos imediatos, como trocar o carro que está dando problema. Se você se programar mensalmente, sua vida financeira ficará muito mais organizada.

5- Prefira pagar tudo à vista. Se você tiver dívidas pendentes, anote todos os valores (incluindo as parcelas não vencidas no cartão e os cheques que não caíram) e deixe em um lugar que você visualize todos os dias. Assim você irá convencer a si própria da urgência e importância de separar parte do orçamento para quitar essas dívidas.

Voltar