Como organizar o material escolar

O mês de julho é o período ideal para aproveitar as férias escolares dos seus filhos junto com eles, pois é importante fazer com que a criança se desligue um pouco dos seus afazeres cotidianos. Para isso, existem vários programas divertidos: você pode fazer uma viagem, ir ao cinema ou ao parque, etc. Porém, também já é necessário estar atenta e organizada para a volta do período letivo e em como organizar o material escolar dos seus filhos.

Afinal, muitos materiais usados na rotina escolar deles podem estar no fim ou danificados. Dentro desse processo, pode ser necessário revisar e repor cadernos, livros, canetas, lapiseiras, borrachas, mochilas ou o uniforme escolar das crianças.

Confira algumas dicas que podem ajudar a responder uma pergunta frequente no período de férias dos seus filhos: como organizar o material escolar?

Dê o exemplo

As crianças, normalmente, seguem os exemplos que veem dentro de casa. Portanto, se os pais demonstram organização, a tendência é que os filhos sigam pelo mesmo caminho. Então, ter uma rotina desorganizada fará com que eles tenham a percepção de que não é necessário ter esses cuidados.

Organize o ambiente de estudo e tenha um local específico para a criança estudar

Criar um local para guardar os materiais escolares das crianças é uma das primeiras atitudes que devem ser tomadas antes da volta às aulas. Essa dica é importante, principalmente quando as crianças não demonstram muito interesse nos estudos. Muitas vezes, na verdade, o que falta é um ambiente onde elas se sintam bem.

Ter um cantinho bem arrumado e aconchegante pode fazer com que as crianças se acostumem mais rápido a organizar seus materiais escolares. Use a sua criatividade e aproveite bem o espaço disponível. Você pode instalar prateleiras e colocar cestos, potes, baldinhos ou caixas para acomodar cada um dos itens, por exemplo.

O “cantinho do estudo” é o local aonde a criança vai se dedicar aos trabalhos escolares, às lições de casa e à leitura dos textos das aulas. Ter um espaço fixo para que a criança estude, portanto, pode fazer com que ela tenha mais ânimo para se dedicar. Assim, ela pode se sentir mais interessada pelo conteúdo das aulas.

Coloque nome nos materiais escolares

O ideal é sempre tomar medidas preventivas para que a criança não perca o material escolar nas escolas. Para evitar maiores problemas, uma medida simples é etiquetar cadernos e livros, mantendo o nome do aluno em um local bem visível.

Converse com as crianças para mostrar a importância da organização

O exemplo é a maior motivação para uma criança. Se você está cursando uma faculdade, mostre ao seu filho a organização que você precisa ter para cumprir as metas estabelecidas no estudo acadêmico. Antes das férias acabarem, tire um tempinho para conversar e mostrar a importância de organizar as atividades da escola. Essa é uma lição que, se for bem aprendida, pode fazer a diferença em toda a rotina diária das crianças.

Todas essas dicas também podem ser aplicadas a você. Afinal, muitas mães também vivem a rotina dos estudos. A mesma organização que você exige dos seus filhos, pode ser adotada no seu dia-a-dia! =) Clique aqui para ver o nosso texto sobre Como organizar os estudos.

Aproveite e baixe já nosso INFOGRÁFICO: 10 dicas para ser mais produtivo!

Voltar