Como organizar o material escolar do seu filho

As férias escolares já estão acabando e a rotina está prestes a ser retomada. Com isso, vem a lista do novo material escolar do seu filho, e a organização desse material é essencial para que a bagunça não predomine no quarto das crianças. Além da organização do material, é importante ressaltar para o seu filho a importância de cuidar das coisas, como: caderno, livros, estojo e mochila. Isso gera uma noção de responsabilidade e cuidado com objetos de uso próprio. Quanto mais cuidado tiver, mais tempo eles irão durar e assim você poderá economizar!

Para começar, lembre-se de etiquetar todo o material do seu filho para que a identificação seja fácil e rápida. Em casa, organize os livros e cadernos por matéria, para que seja mais fácil de achar as coisas na hora que seu filho precisar. Incentive-o a manter a organização nos materiais.

Uma boa sugestão é guardar lápis de cor e canetinhas em um estojo separado do estojo de materiais de uso constante, como lápis, borracha, tesoura e apontador. Isso facilita a organização e a limpeza dos estojos. Ensine seu filho a arrumar a mochila todos os dias, retirando materiais que não serão usados no dia seguinte, por exemplo. Fazer a limpeza da mochila regularmente é essencial para que o material fique bem conservado. Caso seu filho use lancheira, é importante incentivá-lo a limpá-la todos os dias, antes de colocar o lanche e guardar os alimentos, caso sobre.

Todos esses passos são importantes para que a criança crie uma certa responsabilidade e cuidado com suas coisas, facilitando a organização e limpeza do material escolar!

Voltar