Como organizar o guarda-roupa no inverno?

O inverno chegou e os dias frios vão nos acompanhar por mais alguns meses. Nesse período, é normal usar itens que são esquecidos durante todo o ano, como casacos pesados, cachecóis e botas. Se você quer saber como organizar o guarda-roupa de uma maneira que torne o seu dia a dia mais simples, confira nossas dicas a seguir.

Faça a triagem

O primeiro passo para quem quer organizar o closet ou guarda-roupa é fazer uma revisão de tudo que está no armário e aproveitar a oportunidade para doar o que já não utiliza mais. Também verifique se não é necessário lavar algumas das peças ou se elas não precisam tomar um pouco de ar.

Crie categorias

Separar as roupas por categorias é uma das principais dicas para organizar o armário. Se tem espaço uma sugestão é separar as peças de frio das peças de calor, depois, crie subcategorias de acordo com o tipo do item, como blusas de lã e fio, manga curta e longa e assim por diante.

Organize o armário

Como estamos falando de roupas de inverno é fundamental que fiquem mais acessíveis, se o seu armário é menor chegou o momento de trazer as peças mais quentes para a parte de baixo das prateleiras, faça o mesmo com os acessórios de inverno, sapatos mais fechados ou mesmo as botas que estavam talvez no maleiro. Neste momento é importante investir em produtos organizadores como gavetas de TNT que acomodam peças de roupas na mudança de estação, colocadas no maleiro ficam protegidas de pó e umidade até serem usadas novamente.

Casacos e jaquetas

Como vai usá-los com frequência deixe-os pendurados em cabides que sejam resistente já que essas roupas geralmente são pesadas. Na hora de organizar, você pode criar um sistema que funcione para você e que te ajude a achar as peças com maior facilidade. Exemplo: cor, tecido, altura, etc., use divisórias com identificação para separar as categorias das roupas. Também é importante que os casacos não fiquem muito apertados, para que haja ventilação. E, se for possível, use um desumidificador.

Blusas

Peças de lã, tricot e crochet não devem ser penduradas, pois isso pode acabar deformando os itens. Sendo assim, o ideal é manter essas roupas dobradas e acomodadas em gavetas ou prateleiras. Evite fazer pilhas muito grandes, para que elas não caiam.

Dica: Se precisar criar espaço, pode utilizar uma prateleira aramada aproveitando a altura da prateleira ou mesmo as gavetas organizadoras de TNT.

Acessórios de Inverno

Chegou a hora de falar dos cachecóis, lenços, luvas, toucas e meias grossas. Essas peças são bastante utilizadas no inverno e precisam de uma atenção especial. Quem quer aprender como organizar guarda-roupa, precisa saber que o ideal é que esses itens sejam dobrados. Porém, no caso das meias e toucas, tome cuidado para não deformar o elástico. Para armazenar esses acessórios, você pode utilizar colmeias ou gavetas organizadoras, ou caixas organizadoras de TNT. Os lenços e cachecóis também podem ser pendurados. Nesse caso, você pode usar cabides específicos para isso, que geralmente contém argolas.

Sapatos

Assim como acontece com as roupas, os sapatos também devem passar por uma triagem. Depois de verificar quais você realmente usa e separar os que não são mais utilizados para doação, comece a dividi-los por tipo. Isso facilita o momento da organização. Lembrando que nesse período, as botas e demais sapatos fechados devem ficar em evidência. As sandálias abertas podem ser guardadas em locais menos acessíveis ou inverter com os sapatos de inverno.

 

Finalmente, é importante dizer que não basta organizar tudo, se o espaço não for mantido em ordem. Por isso, é fundamental criar o hábito de sempre devolver as roupas e acessórios nos lugares corretos, identifique as prateleiras , gavetas e até os produtos organizadores para ajudar e tente deixar o máximo de peças à vista. Dessa forma, é muito mais fácil encontrar o que você precisa, sem bagunçar todo o resto. Quer descobrir como evitar o mofo no seu guarda-roupa durante o inverno? Clique aqui.

Voltar