Como organizar o closet

Se você está cansada de ver suas roupas bagunçadas e tem dificuldades para encontrar a peça que deseja, está na hora de pensar em como organizar o closet. Além de proporcionar mais rapidez na hora de escolher os looks do dia a dia, manter o espaço em ordem também te proporciona a chance de fazer novas combinações. Afinal, com uma boa arrumação, será mais fácil visualizar todas as suas roupas.

Quais cuidados um closet demanda?

Primeiramente, é importante pensar em alguns cuidados básicos que o espaço necessita. Dentre esses pontos, os principais são a limpeza, a ventilação e iluminação. Para manter o local limpo e ventilado, é recomendado passar um pano nas prateleiras semanalmente e deixar as portas abertas por um tempo.

Selecionando as peças

Antes de saber como organizar o closet, é preciso fazer uma seleção dos itens que você realmente precisa e deseja manter. Para te ajudar nessa tarefa, existem algumas regras que você pode seguir. Para começar, experimente as roupas que você não usou nos últimos 6 meses. Se elas ainda servirem e você se sentir bem com elas, mantenha-as. Caso elas não sirvam ou você não goste do caimento no seu corpo, aproveite para doá-las a quem precisa. E se tiver alguma peça manchada e que não tem conserto, pode jogar fora!

Cada coisa no seu lugar

Agora que você já selecionou suas peças, está na hora de aprender como organizar o closet. Para isso, comece setorizando o espaço. Uma das principais dicas é deixar as coisas sempre expostas, para que você se lembre de tudo o que tem. Mas não deixe de aproveitar as gavetas e prateleiras. E se os gaveteiros disponíveis não forem suficientes, aposte em caixas (de preferência transparentes).

Você pode escolher várias formas de setorização do seu closet. Pode separar as roupas por cores, por local de uso (praia, barzinho, trabalho) ou manter as roupas mais utilizadas em cabides e as menos usadas em gavetas. Seja qual for a sua escolha, é importante saber que algumas roupas merecem uma atenção especial na hora de serem guardadas. Por exemplo, roupas íntimas, meias e biquínis devem ficar em gavetas. Casacos, vestidos e cintos precisam ser pendurados. Já as blusas de tricô e cashmere devem ser dobrados.

Outras dicas

  • Sempre que comprar uma peça nova, considere se desfazer de uma similar.
  • Se tiver pouco espaço, organize o closet de acordo com a estação do ano e guarde em malas e caixas as roupas que estiverem fora de época;
  • Se achar necessário, invista em colmeias, sapateiras, caixas, cestos e capas;
  • Sempre guarde coisas iguais no mesmo local, como lenços e cachecóis;
  • Use gabaritos para dobrar as roupas do mesmo tamanho;
  • Aposte em cabides da mesma cor, isso ajuda a dar uma sensação de que o closet está arrumado;

Ajuda especializada

Se mesmo com todas essas dicas, você ainda não sabe como organizar o closet da maneira que gostaria, uma boa opção é buscar ajuda de personal organizers. A Benfatto Organiza oferece esse serviço de forma diferenciada. Para começar, as profissionais sempre buscam conhecer o cliente, para saber a melhor forma de realizar a organização. A dona do closet e sua empregada (caso tenha uma) recebem um treinamento para que a manutenção do espaço seja bem sucedida. E para completar, são marcadas visitas de retorno para avaliar se serão necessárias novas soluções para o local. É importante lembrar que não adianta fazer a organização e não manter a ordem durante o cotidiano, por isso todas as soluções são feitas especificamente para as necessidades de cada cliente.

Quer saber mais sobre esse serviço? Entre em contato conosco!

Voltar