Como organizar louças e potes

A cozinha é um dos locais mais importantes de uma casa. Afinal, é lá que são preparadas as refeições da família. Justamente por esse motivo, é fundamental que esse espaço esteja sempre organizado. Mas, devido a grande quantidade de utensílios e eletrodomésticos, muitas pessoas podem achar difícil mantê-la em ordem. E isso serve tanto para casas grandes, quanto pequenas. Já que, no primeiro caso, é normal acabar acumulando mais do que é realmente necessário e, no segundo caso, a otimização do espaço se torna um grande obstáculo. Para te ajudar a resolver esse problema, separamos dicas importantes sobre como organizar louças e potes.

Primeiro passo: Tire tudo do armário

A primeira coisa que você deve fazer se deseja aprender como organizar louças e potes é retirar tudo do armário. Aproveite esse momento para limpar o móvel por dentro e por fora, utilizando um pano úmido. Depois de seco, use um tecido emborrachado para forrá-lo. Ele evitará riscos no seu armário, além de impedir que as louças escorreguem.

Segundo passo: Faça uma triagem

Quando o assunto é organização, é sempre necessário fazer uma seleção dos itens que você deseja manter. Afinal, quanto menos coisas você tiver, mais fácil é manter tudo em ordem. Por essa razão, analise se você realmente precisa de todas as louças e potes que possui. Se a resposta for não, você pode doar o que estiver sobrando. E, é claro, não esqueça de jogar fora o que estiver rachado, manchado ou sem tampa.

Terceiro passo: Setorize

Antes de começar a colocar tudo de volta no armário, é preciso separar os itens que você tem. Comece dividindo os que são usados com maior frequência dos que são utilizados esporadicamente. Em seguida, faça uma nova seleção de acordo com os tipos: pratos fundos, pratos rasos, copos, xícaras, canecas, colheres, facas, garfos, entre outras categorias.

Quarto passo: Guarde

Na hora de guardar, é importante lembrar de que quanto mais utilizado, mais acessível deve estar o item. Sendo assim, reserve os melhores armários e gavetas para louças, potes e panelas do dia a dia. Enquanto isso, a prataria usada com pouca frequência deve ser colocada nas prateleiras mais altas. Mas antes disso, lembre-se que é preciso ter um cuidado maior com esses objetos. Afinal, são utilizados apenas em ocasiões especiais. Sendo assim, uma boa ideia para mantê-los protegidos e livres de poeira é utilizar porta-copos, porta-talheres e porta-pratos. Envelopes organizadores também são uma boa pedida para armazenar alguns itens específicos.

Agora chegou o momento de saber como organizar louças e potes usados no dia a dia. Para começar, os talheres devem ser colocados em gavetas com divisórias. Aqui também vale a regra de que quanto mais utilizados, mais acessíveis eles devem estar. Com relação aos pratos, a melhor forma de guardá-los é empilhando eles. Mas tome cuidado para que não fique muito pesado. A mesma técnica serve para os potes. Encaixe os que têm o mesmo formato, colocando os maiores dentro dos menores. Enquanto isso, as tampas podem ser organizadas em colméias, por exemplo. Os copos e xícaras podem ser armazenados um ao lado do outro ou suspensos, caso haja pouco espaço. E se preferir manter tudo junto, também pode utilizar caixas organizadoras.

Voltar