Como organizar home office para aumentar a produtividade

O home office está ganhando cada vez mais adeptos. Além de empreendedores e freelancers, até mesmo funcionários de grandes empresas estão podendo viver essa realidade. Isso porque, além de ser um diferencial para os profissionais, as companhias ainda conseguem diminuir seus gastos. Mas apesar de ser o desejo de muitos trabalhadores, especialmente os que visam uma maior qualidade de vida, trabalhar no conforto da sua casa também é um desafio. Afinal, você precisa gerenciar bem seu tempo, se manter motivado e com uma alta produtividade. Para garantir que isso aconteça, é fundamental definir seu local de trabalho e manter tudo em ordem. Precisa de ajuda nessa tarefa? Então confira a seguir as dicas que nós separamos sobre como organizar home office.

Deixe espaço livre na mesa

Quanto maior o espaço disponível na mesa, mais confortável você se sentirá. Mas lembre-se que o espaço sobre a mesa deve ser destinado apenas aos itens que são usados no seu dia a dia. Acessórios que são utilizados esporadicamente ou que não fazem parte da sua rotina de trabalho devem ser guardados em outros locais.

Organizadores de mesa

Quem deseja saber como organizar home office, precisa aprender que os organizadores de mesa são fundamentais para manter o espaço em ordem. Você pode utilizar caixas, potes e outros itens para guardar suas canetas, lápis, clips, adesivos, borracha, grampeador e outros produtos de papelaria que são usados com frequência e precisam estar sempre à mão. Para ficar ainda mais fácil de encontrá-los, procure separá-los por categorias.

Gaveteiros

Para os itens que você não usa com frequência, o ideal é apostar em gaveteiros. Aproveite a área livre e coloque um embaixo da mesa. Lá, você pode armazenar papéis, pastas e outros documentos que ocupam espaço e que precisam estar próximos de você.

Bandejas

Se você lida com muitos papéis, uma boa ideia é colocar bandejas para organizar os que ainda estão pendentes. Dessa forma, você evita a bagunça e não deixa o local visualmente poluído. É claro que, depois de resolver as papeladas, cada folha deve ir para seu destino: lixo, gaveteiro, pasta, entre outros. Alguns podem ser digitalizados e armazenados apenas no computador.

Divisórias

As divisórias também são bastante úteis, especialmente para quem tem uma grande quantidade de materiais de escritório e não tem muito espaço disponível sobre a mesa. Sendo assim, você pode incluir divisórias na sua primeira gaveta, deixando os itens básicos organizados e próximos de você.

Conte com a ajuda de um personal organizer

Se mesmo depois dessas dicas sobre como organizar home office, você ainda perceber que precisa de ajuda, o ideal é buscar o auxílio de um profissional. Um (a) personal organizer te ajudará a descartar os itens que você não precisa mais, identificará onde cada objeto foi guardado e criará um sistema de organização prático e funcional, levando em consideração a sua rotina de trabalho.
Voltar