Como organizar, guardar e conservar suas ferramentas

Na hora da necessidade, é comum não achar uma ferramenta na garagem ou no quartinho de depósito. Porcas, parafusos, pregos e chaves de fenda são fáceis de perder, caso não sejam colocadas sempre no mesmo lugar. A seguir, você aprende como contornar isto:

Para começar, organize o seu local de trabalhos manuais. Afie as ferramentas cortantes e jogue fora as que estiverem enferrujadas. Aquelas que ainda estão em boas condições, mas não possuem mais muita precisão, podem servir bem para outras pessoas. Por isso, coloque-as em um caixa para doação. Separe o resto por tipo e frequência de uso.

Há várias formas de guardar: em caixas próprias para isso ou em ganchos em painéis expositores perfurado. Nestes painéis, uma ideia é desenhar a ferramenta e escrever o nome, para saber qual o lugar correto quando for arrumar. As pequenas peças podem ser colocadas em potes plásticos. Reutilize potes de maionese, se quiser aproveitar para fazer reciclagem.

 

Painel expositor perfurado

Painel expositor perfurado

 

Encontre um lugar bom para trabalhar e forre com lona. Isto é importante para não sujar outras partes da casa, aumentando o trabalho. Faça uma lista das ferramentas que você possui e pendure em um local visível. Guarde manuais de equipamentos em um saco plástico de fecho hermético, escreva em uma etiqueta a quais eles pertencem e guarde em um armário.

Durante o uso, as pessoas costumam se distrair com a tarefa que estão realizando. Quando precisam novamente do item, já não sabem mais onde colocaram. A solução? Separar as ferramentas que serão utilizadas em uma caixa pequena de plástico, para deixar perto do local de uso.

Após o uso, retorne cada uma ao seu local, devidamente limpas. Não limpe com agua, para não enferrujarem. As partes metálicas podem ser limpas com graxa ou vaselina, mas não os cabos, para não ficarem lisos e difíceis de segurar. Neles, passe um pano seco.

Com tudo organizado e limpo, o local fica muito melhor para trabalhar!

 

Voltar