Como organizar gavetas de maneira funcional

Ter um guarda-roupas organizado pode ser uma missão complicada para muitas pessoas. Mas, a verdade é que ao manter tudo em ordem, o dia a dia se torna muito mais simples. Sem falar que você ainda consegue economizar tempo toda vez que for escolher uma peça específica. Para isso, é preciso saber onde colocar cada item, setorizar e organizar gavetas, prateleiras e cabides de forma funcional. E se você deseja começar pelas gavetas, confira nossas dicas a seguir.

Comece fazendo uma triagem

Antes de começar a organizar gavetas, é necessário verificar tudo o que você tem no guarda-roupas. Analise o que está em bom estado, o que será mantido e o que deve ser doado.

Estude o espaço

Depois de realizar uma boa triagem, chegou a hora de analisar o espaço disponível no seu guarda-roupa ou closet. Nesse caso, veja quantas gavetas você tem e se é possível e necessário instalar mais. Dessa forma, você saberá se poderá armazenar apenas o essencial nelas ou não.

Setorize as peças

Agora que você já decidiu o que será guardado nas gavetas, separe esses itens de acordo com seus tipos, cores, estampas, frequência de uso, entre outras categorias. Nesse momento, é importante encontrar uma forma de organização que seja prática para o seu dia a dia.
Dependendo do tamanho das suas gavetas, reserve ao menos uma para suas roupas íntimas. Coloque nela itens como calcinhas, sutiãs, meias, cuecas, entre outros. E se tiver mais gavetas disponíveis, você também pode aproveitar o espaço para armazenar camisetas e shorts, por exemplo. Alguns homens também gostam de colocar seus cintos e gravatas nelas.

Comece a organização

Para manter o guarda-roupa em ordem, é preciso criar um sistema de organização. Os mais comuns são por cor e estilo de peça. E isso também é fundamental na hora de organizar gavetas. Aliás, o seu principal aliado nesses espaços são as colmeias organizadoras. Disponíveis em vários tamanhos, elas podem ser usadas para diferentes tipos de peças. Por exemplo, as menores geralmente são destinadas para calcinhas, as maiores para camisetas e também há os modelos específicos para guardar sutiãs.

Gaveta Organizadora 01 – A partir de R$29,16

Gaveta Organizadora 02 – A partir de: R$31,48

Cuidado com a forma de dobrar

A dobra das roupas é importante não só para evitar que as peças amassem, mas também para melhorar a visualização de tudo o que você tem no armário. Por isso, a principal dica nesse sentido é dobrá-las do mesmo tamanho. Para te ajudar nisso, invista em gabaritos de dobras.
No caso das camisetas, após dobrá-las, o ideal é colocá-las em pilhas, no estilo cascata. Basta deixar dois dedos separando uma peça da outra. Dessa forma, fica mais fácil reconhecer os itens, bagunçando menos a gaveta quando estiver procurando uma peça específica. No caso das meias, elas devem ser apenas dobradas, para evitar que o elástico esgarce. Já os sutiãs de bojo, precisam ser guardados abertos, para que o produto não deforme.

É de Curitiba? Conheça nossos POCKETS! O planos de serviços que você ama com que a qualidade que você conhece, #CHAMA A BENFATTO

Voltar