Como organizar fotos/documentos antigos utilizando produtos organizadores

É comum ter muita papelada em casa. Afinal, vários documentos precisam ser arquivados, sem falar nas fotografias e demais itens afetivos, como desenhos, cartinhas, entre outros. Mas é fundamental manter tudo isso em ordem, principalmente para não comprometer esses papéis e fotos, e para que você não perca tempo ao tentar encontrá-los. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas sobre como organizar fotos e documentos antigos utilizando produtos organizadores.

Descarte o que não é necessário

A primeira dica sobre como organizar fotos e documentos é analisar tudo o que você tem e verificar o que realmente precisa guardado. É claro que, principalmente as fotos, por terem valor afetivo, serão mantidas, a não ser que estejam manchadas, rasgadas e desfocadas. Mas alguns documentos talvez não sejam mais necessários. Por isso, é importante fazer uma triagem e jogar fora os que não tem mais nenhuma serventia. Lembrando que você também pode digitar eles e guardá-los na nuvem.

Verifique por quanto tempo os documentos devem ser guardados

Esse tópico serve para aqueles documentos, contas e comprovantes de pagamento que foram realizados e que não são do ano vigente. Mas é importante lembrar que cada um deles tem um período diferente para serem guardados. A seguir, vamos te falar dos principais:

● 1 ano: Contratos de seguro, canhotos do cartão de crédito, extratos bancários e de cartões.

● 5 anos: Imposto de renda, IPTU, IPVA e comprovantes de pagamento de contas de serviços essenciais (como água e luz), de pagamento de aluguel, de cartão de crédito, de pagamento de mensalidade escolar e de cursos, entre outros.

● 10 anos: Declaração de quitação de pagamento de condomínio.

● Para sempre: Documentos pessoais, passaportes, escrituras, carnês do INSS, testamento, hollerites e certidões.

Setorizar

Agora que você já sabe o que será mantido, o próximo passo para aprender como organizar documentos e fotos antigas é iniciar a setorização. Ao fazer isso, será muito mais fácil encontrar o que você procura. Comece separando as fotos dos documentos e depois escolha outras subdivisões que façam sentido para você. Pode ser por ano, local, tipo de documento, pessoa, memórias afetivas, entre outros.

Restauração

Antes de saber como organizar fotos, é preciso verificar se elas precisam ser restauradas. O mesmo serve para documentos. Se esse for o caso, procure na sua cidade profissionais que prestam esse serviço. O resultado pode te surpreender

Armazene

Finalmente, vamos falar sobre como organizar documentos e fotos com produtos organizadores. Para os documentos, uma ótima sugestão é apostar nas gavetas e envelopes organizadores. Com eles, você conseguirá manter tudo separado e livre de poeira. Já para as fotos, é bacana colocá-las em álbuns. Mas para que eles não se percam, utilize caixas ou gavetas organizadoras. E se essas fotografias são vistas com frequência, você também pode investir em colméias para facilitar a visualização dos álbuns.

Outras dicas

●    Se for utilizar pastas e arquivos, você pode usar cores variadas para diferenciar as categorias.

●    Escreva no verso das fotos as datas e as pessoas que estão nelas. Mas escreva com cuidado para não marcá-la e espere a tinta secar antes de juntá-la às outras.

●    Não deixe fotos e documentos expostos à iluminação forte e calor.

Voltar