Como organizar férias em família

As férias estão cada vez mais próximas e a ansiedade para aproveitar esses dias de folga aumenta a cada dia. Mas, para que seja tudo perfeito, é fundamental planejar até os mínimos detalhes com antecedência. Afinal, quando uma viagem conta apenas com adultos, os contratempos podem ser resolvidos com facilidade. Mas, quando também há crianças, a preocupação é maior e os cuidados também devem ser. Para te ajudar a evitar problemas, separamos dicas essenciais sobre como organizar férias em família.

Defina o orçamento

Para que você não gaste mais do que pode nessas férias, a primeira decisão que deve ser tomada é definir qual é o orçamento máximo. A partir disso, você poderá escolher o destino, a hospedagem, o meio de transporte, entre outras opções.

Escolha do destino

Para aprender como organizar férias em família, vamos começar pela escolha do destino. Se ele ainda não foi definido, é preciso encontrar uma opção que agrade a todos os membros da família. Isso pode ser um pouco difícil. Afinal, não é fácil combinar os gostos dos adultos e das crianças. Por isso, lembre-se de que o local escolhido deve ter opções de lazer para todos. Verifique qual é o melhor clima, se os familiares preferem campo, praia ou cidade e se há locais para descanso e para diversão, já que os adultos normalmente aproveitam as férias para descansar, enquanto as crianças querem brincar.

Pesquise os meios de transporte e passagens

Esse é o momento de começar a pensar na logística. Tanto passagens de ônibus, quanto de avião, devem ser compradas com antecedência. A primeira por causa da alta demanda e a segunda, especialmente devido aos preços. Por isso, sempre fique atenta a promoções.

Se existe a possibilidade de viajar de carro, essa é uma opção mais confortável. Afinal, você pode escolher as paradas. Mas lembre-se de verificar a rota para saber quais são os melhores locais para parar. E, é claro, não esqueça de fazer uma revisão completa no veículo.

Escolha a hospedagem

O próximo passo para saber como organizar férias em família é definir onde todos irão se hospedar. Nesse momento, pense no conforto e na comodidade. Existem várias opções entre hotéis, pousadas, resorts, casas alugadas e até camping’s, se for o caso. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, uma casa é a opção com maior privacidade, mas também será necessário planejar todas as refeições.

Faça o roteiro

É claro que nem sempre é possível fazer tudo o que é colocado no roteiro, mas pesquisar os pontos turísticos com antecedência ajuda a não perder tempo durante a viagem. Por essa razão, faça uma lista com passeios, inclua as crianças na decisão, defina quais são as prioridades e procure organizá-las nos dias disponíveis, de acordo com o tempo que cada local demanda e onde eles se localizam.

O que deve ser levado?

Se você prefere arrumar a mala próximo da data de viagem, faça uma lista com as coisas que não podem faltar. Conforme for se lembrando, inclua novos itens nela. Por exemplo, se o destino for uma praia, não pode faltar roupa de banho, toalha, protetor solar e repelente. Se for um local frio, será necessário levar peças de roupas mais pesadas, cobertores e talvez até cachecóis, luvas e gorros. Além disso, também existem os itens que são essenciais e que variam conforme a idade das crianças.

Finalmente, não esqueça de levar uma farmacinha junto. Verifique com o pediatra quais remédios devem ser levados e tenha opções para dores de cabeça, muscular, de estômago e resfriados. Também verifique se todas as vacinas estão em dia.

SUA VIAGEM É INTERNACIONAL?

BAIXE GRATUITAMENTE um kit incrível com checklists e infográficos que poderão te ajudar a organizar a sua viagem internacional! São diferentes materiais de conteúdo intuitivo que irão te acompanhar desde o planejamento até a hora de fazer as malas. 🙂 Aproveite!
Voltar