Como organizar e cuidar da geladeira

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais úteis dentro de uma casa. Pense na possibilidade de viver uma semana sem ele. Pensou? Seria uma tarefa realmente difícil, não é mesmo? É ali que são estocados grande parte dos alimentos. Por isso, é necessário organizar e cuidar da geladeira de vez em quando. Vamos ver a melhor forma de realizar esta tarefa:

Limpar é essencial

Desligue o refrigerador da tomada e retire toda a comida de dentro dela, assim como as prateleiras e gavetas. Com um pano úmido, esponja macia e detergente neutro, limpe todas as partes, retirando possíveis sujeiras e manchas. Seque com outro pano e deixe a porta aberta por um tempo, até ficar inteiramente seca. Retorne as prateleiras e gavetas. Esta limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por mês.

Dica: Para remover aquele cheiro de geladeira, higienize com bicarbonato de sódio.

Hora de organizar

Ao devolver os alimentos, aproveite para organizá-los de forma que eles permaneçam conservados por mais tempo. Nas gavetas inferiores, você pode colocar os legumes e verduras, devidamente separados e acondicionados em sacos plásticos.

As frutas e doces podem ser colocados nas prateleiras mais baixas. É o lugar também para colocar itens que precisem ser descongelados. Na prateleira intermediária, guarde as sobras de comidas, sucos, refrigerantes, caixas de ovos e todos os alimentos que precisam ser consumidos rapidamente.

Na primeira prateleira, insira carnes, produtos derivados do leite, caixas de leite abertas, patês e geleias. Esse é o lugar mais próximo do freezer, ajudando a manter estes itens. A gaveta superior pode ser usada para armazenar queijos, principalmente pelo fato de não entrar muito calor quando a porta da geladeira é aberta.

Falando em porta… Nela você pode armazenar condimentos diversos, embalagens fechadas de iogurte, jarras de água e os sucos e refrigerantes que não tiveram espaço nas prateleiras.

Veja a entrevista completa que a Benfatto deu para o blog Desafio Diet Shake! 

 

Voltar