Como organizar a dieta

Muitas pessoas têm dificuldade para manter uma alimentação saudável. Isso ocorre, principalmente por causa da correria do dia a dia. Para superar esse obstáculo, é fundamental saber como organizar a dieta e, pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a manter o foco.

Tenha um planejamento

Essa dica não vale apenas para a dieta, mas para o seu cotidiano como um todo. Coloque nesse planejamento o tempo de trabalho, mas também lembre-se de incluir espaço na agenda para a prática de exercícios, as refeições e períodos de lazer.

Aproveite também para baixar nosso Planejamento de Cardápio Semanal, que é gratuito e pode te ajudar na hora de organizar a dieta!

Cardápio

Esse é um dos tópicos principais para saber como organizar a dieta. Mas, para montar um bom cardápio, é importante contar com o auxílio de um nutricionista. Afinal, esse profissional te dirá quais são os melhores alimentos para você consumir de acordo com seus gostos e rotina. Além disso, também fará uma dieta específica para os seus objetivos.

Lista de compras

A partir do cardápio, já é possível montar a lista de compras. Com ela, você chegará ao supermercado sabendo tudo o que precisa, evitando as tentações. Outra dica importante é sempre dar preferência para alimentos naturais e da estação, pois eles geralmente são mais baratos e frescos.

Aproveite para baixar o nosso modelo de Lista de Compras GRATUITAMENTE clicando abaixo: 

Cozinhe no final de semana

Essa é uma das principais dicas para aprender como organizar a dieta. Se os seus dias são muito corridos, uma ótima solução para não perder o foco e se alimentar sempre de acordo com seu cardápio é separar um dia da semana, geralmente sábado ou domingo, para cozinhar. Deixe todas as refeições do restante da semana prontas e coloque na geladeira em potinhos com as porções corretas.

Prepare sucos e shakes de forma rápida

Muitas pessoas desistem de manter hábitos saudáveis por causa da falta de tempo, mas no caso dos shakes e sucos, existem alguns truques para agilizar a preparação. Você pode, por exemplo, congelar o suco já pronto ou colocar pedaços de couves e frutas cortadas no congelador para usar sempre que necessário.

Tenha lanchinhos leves

Além de passar recomendações para as principais refeições do dia, seu nutricionista também indicará alguns lanches leves, como frutas e grãos. E a dica aqui é ter esses alimentos sempre à disposição. Eles te ajudarão a manter a dieta quando estiver com fome entre as refeições.

Faça águas aromatizadas

Quer uma bebida deliciosa, refrescante e saudável? Basta fazer uma água aromatizada. Elas tem efeito desintoxicante, não levam açúcar e podem ser feitas com vários ingredientes diferentes. Mas lembre-se, o ideal é consumir líquidos 30 minutos antes e depois das refeições, para evitar a dilatação do estômago.

Deixe o restaurante de lado

É muito difícil manter o foco na dieta quando existem inúmeros quitutes deliciosos e calóricos à sua disposição. Por isso, evite ir a restaurantes. Em último caso, prefira locais com opções saudáveis e tenha cuidado na hora de escolher o prato.

Voltar