Quero conhecer os planos de consultoria presencial e online |
Como organizar cabos em casa
Há tempos que foi anunciado o fim dos fios nos aparelhos tecnológicos, com os produtos wireless (sem fio). Mas parece que isso está longe de ser verdade, principalmente quando vemos a bagunça criada pelos tais fios que, além de deixar o ambiente feio, pode representar perigo. Mas não se preocupe, nós te ajudamos a eliminá-los de vista. Veja como:
Primeiramente, é necessário conhecer os cabos que você possui em casa. São vários os tipos de entradas, como HDMI (TV), DVI (monitores de computador), USB (computadores), mini-USB (celulares e câmeras), cabos divididos em vídeo e som (para ligar DVDs às televisões). Saber disso facilita ao conectar e reconectar os cabos na hora da organização.
É capaz que, em algum lugar da casa, você tenha uma coleção de cabos, seja de celulares antigos, câmeras fotográficas, entre outros. Alguns você talvez nem lembre a utilidade, pelo tempo que se encontram lá. Por isso, se você não os usa, pra quê deixar guardado não é mesmo? Descarte. Aqueles que são usados frequentemente, principalmente em viagens, precisam ser comprados em dobro. O restante pode ser enrolados e presos com elásticos de dinheiro e guardados em sacos de plástico de fecho hermético, colocados em pequenas caixas de plástico. Identifique-os com um marcador permanente.
Você já precisou de um lugar na tomada e teve que testar fio por fio para saber qual retirar? Não perca mais tempo fazendo isso. O primeiro passo é organizar cabo por cabo, desembaraçando o espaço. Retire todos da tomada e separe-os uns dos outros. Recoloque-os utilizando algum dos seguintes organizadores, que ajudam a esconder os fios:
- Abraçadeiras de nylon;
- Amarrilhos de arame;
- Velcros coloridos;
- Prendedores em forma de ganchos, fixados na parede;
- Prendedores de papel, bons para encaixar na mesa do escritório, deixando suspensos os cabos mais utilizados no computador, como cabo USB, fones de ouvido e carregadores de bateria;
- Caixas de plástico com aberturas dos dois lados. São ótimas para colocar, inclusive, as réguas de tomadas, por não aquecerem;
- Os cabos fixos, aqueles que não são trocados com frequência, podem ser arrumados em organizadores em espiral, feitos de PVC.
Eles podem ser adquiridos em lojas de acessórios para casa e não custam muito caro. Com certeza, vale a pena.
Após a organização, é hora de identificá-los. Informe, nas duas pontas do cabo, a que aparelho aquele cabo pertence. Para isso, você pode utilizar etiquetas feitas a mão. É só cortar um pedaço pequeno de papel, identificar e plastificar com dois pedaços iguais de fita adesiva. Outras ideias incluem prendedores de roupa customizados, etiquetas identificadoras de caderno e um sistema de fitas coloridas, sendo que cada cor significa um aparelho diferente.
Assim, o local permanece bonito e organizado, do jeito que você gosta!
Deixe um comentário