Como organizar as gavetas da cozinha

Quando você consegue manter a casa organizada, seu dia a dia se torna muito mais simples. Afinal, além de ver que os ambientes estão em ordem, você ainda encontra tudo o que precisa com facilidade. Isso serve para todos os espaços do lar, inclusive sala, quarto, banheiro, cozinha, lavanderia, garagem, entre outros. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você acabe de uma vez por todas com a bagunça das gavetas da cozinha. Afinal, esse espaço além de ser usado constantemente, ainda precisa estar sempre organizado e limpo, já que é um ambiente que lida com comidas.

Verifique o que você tem

O primeiro passo para fazer a organização de gavetas é tirar um tempo para analisar as suas peças. Esse é o momento de doar ou jogar fora os itens que não servem mais. Mas, você também não precisa manter roupas que não são mais usadas e que não combinam com o seu estilo. Entretanto, se você é muito apegado (a) e tem medo de se arrepender, que tal fazer um teste? Retire do armário as roupas que você pensa em doar e coloque-as em uma caixa, por exemplo. Depois de alguns meses, se nenhuma delas fizer falta, podem ir direto para a doação.

Dê prioridade

Uma das principais dicas para manter a organização de gavetas é dando prioridade para as peças que são mais utilizadas. Sendo assim, deixe por cima os itens que mais saem e por baixo, os menos escolhidos. Por exemplo, se você possui várias gavetas, a primeira ou a mais acessível, deve ficar com as roupas íntimas, que são as usadas com mais frequência.

Dobre corretamente

Não tem como manter a organização de gavetas sem dobrar as roupas corretamente. Por isso, procure dobrá-las do mesmo tamanho. Dessa forma a visualização das peças será melhor. Você, inclusive, pode utilizar um dobrador específico para isso. Já, as roupas íntimas, precisam de maiores cuidados. As famosas bolinhas não devem ser feitas, pois isso interfere na elasticidade da peça. Procure dobrá-las normalmente ou fazer pequenos rolos. Os sutiãs de bojo ou aro devem ser guardados abertos, para que não sejam deformados.

Esqueça as pilhas padrões

Se você está acostumada a fazer pilhas retas, precisa experimentar o método cascata. Sua principal vantagem é a melhor visualização das peças, o que faz com que você encontre as roupas que precisa com maior rapidez. Para isso, deixe o item de baixo com aproximadamente dois centímetros para fora da peça seguinte.

Utilize produtos organizadores

Como o nome já sugere, os produtos organizadores devem ser usados para auxiliar na organização da casa. No caso das gavetas, os mais indicados são as colmeias, que permitem que você veja todos os itens. Para isso, há modelos de diversos tamanhos que podem ser usados para roupas íntimas, peças de praia, meias, camisetas, cintos, gravatas, lenços, entre outros.

Colmeia pequena 8 divisórias com visor
A partir de R$25,92

Cinta organizadora pequena
A partir de: R$16,20

Setorize

Para manter a organização de gavetas e do guarda-roupas como um todo, é fundamental fazer a setorização das roupas. E ela pode ser realizada de diversas formas: por tipo de peça, cor ou estampa. Encontre a que melhor funciona para você, de forma que suas gavetas fiquem arrumadas de forma harmoniosa, para que seja mais fácil encontrar o que você deseja

Guarde no lugar certo

Muitas pessoas ficam na dúvida com relação ao local onde devem guardar cada peça. Mas, no geral, você pode seguir a seguinte regra: a roupa estica ou amassa se ficar pendurada? Então ela deve ser dobrada. Caso contrário, você pode armazená-la em cabides. Sendo assim, nas gavetas, você deve dar preferência a peças íntimas, camisetas, regatas, blusas de fio e lã, pijamas, roupas fitness, lenços e cachecóis.

Separe por estação

Em muitos closets, peças que estão sendo pouco utilizadas ficam em espaços privilegiados.

Para evitar que isso aconteça, uma boa ideia é separar as roupas conforme a estação. Ou seja, no inverno, as roupas de calor são guardadas em locais menos acessíveis. Já no verão, é feito o contrário. Você inclusive pode usar sacos fechados à vácuo, se seu guarda-roupas for muito pequeno, otimizando o espaço. Outra sugestão é aproveitar o interior das malas de viagem

É de Curitiba? Conheça nossos POCKETS! O planos de serviços que você ama com que a qualidade que você conhece, #CHAMA A BENFATTO

Voltar