Como organizar as gavetas da cozinha

Quando você consegue manter a casa organizada, seu dia a dia se torna muito mais simples. Afinal, além de ver que os ambientes estão em ordem, você ainda encontra tudo o que precisa com facilidade. Isso serve para todos os espaços do lar, inclusive sala, quarto, banheiro, cozinha, lavanderia, garagem, entre outros. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você acabe de uma vez por todas com a bagunça das gavetas da cozinha. Afinal, esse espaço além de ser usado constantemente, ainda precisa estar sempre organizado e limpo, já que é um ambiente que lida com comidas.

Antes de começar

Uma regra geral para quando você pretende começar uma organização é fazer uma triagem. O mesmo serve para as gavetas da cozinha. Analise tudo o que você tem e o que usa frequentemente. Se algum item for duplicado, estiver estragado ou não for mais utilizado, deve ser jogado fora ou doado. Depois, setorize o que for ficar de acordo com suas respectivas categorias. Por exemplo, todos os jogos devem ser guardados juntos, sejam eles de panelas, pratos, potes, talheres ou sousplat. E se você está precisando comprar utensílios novos, dê preferência para os quadrados, que ocupam melhor os espaços nas gavetas.

Em seguida, você deverá definir onde cada coisa será guardada. Para isso, verifique o espaço disponível. Se sua cozinha possui apenas gavetas de tamanhos tradicionais, saiba que o ideal é guardar nelas utensílios pequenos, como talheres, e panos de prato. Já, se o ambiente possui gavetões, você pode guardar neles panelas, formas, potes e outros itens maiores.

Primeira gaveta

Na hora de organizar as gavetas da cozinha, você deve ter em mente que a arrumação deve ser feita de acordo com a frequência de uso de cada coisa. Os itens mais utilizados devem ficar nos locais mais acessíveis e assim por diante. Sendo assim, a primeira gaveta deve conter aqueles produtos que você usa mais de uma vez ao dia. Esse é o caso dos garfos, facas e colheres. Eles devem ser separados de acordo com seus tipos e/ou funções. Para isso, há vários organizadores disponíveis no mercado. Você também pode optar por compartimentos avulsos, que podem ser adequados mais facilmente a diferentes tamanhos de gavetas.

Segunda gaveta

A segunda gaveta normalmente é reservada para utensílios usados para cozinhar, especialmente se tiverem tamanhos convencionais. Nela, você pode colocar conchas, colheres de pau, abridores, descascadores, entre outros. Mas, se for um gavetão resistente, esse espaço pode receber os pratos. Para organizá-los, coloque os usados com maior frequência na frente e os conjuntos usados em ocasiões especiais podem ser colocados em porta-pratos e guardados no fundo da gaveta.

Porta Prato 37cm
A partir de R$37,50

Porta Sousplat
A partir de: R$37,96

Terceira gaveta

Essa escolha também dependerá do tamanho da gaveta. Se ela for tradicional, pode receber guardanapos, jogos americanos, toalhas de mesa e panos de prato. Você pode, inclusive, usar envelopes organizadores para separar essas peças conforme o tipo, garantindo que fique tudo setorizado e limpo.

Mas, se a gaveta for maior, você pode optar por colocar nela panelas, formas, potes e outros recipientes mais volumosos. Lembrando sempre da regra citada anteriormente: quanto maior for a frequência de uso, mais acessível o item deve estar. Nesse caso, você pode usar divisórias para setorizar os itens. Os potes, por exemplo, devem ser colocá-los um dentro do outro, deixando as tampas separadas de acordo com os tamanhos. Você pode até improvisar um escorredor de pratos para isso. O mesmo serve para as panelas.

É de Curitiba? Conheça nossos POCKETS! O planos de serviços que você ama com que a qualidade que você conhece, #CHAMA A BENFATTO

Voltar