Como organizar a volta às aulas das crianças

As férias estão chegando ao fim, é hora de voltar à rotina! As aulas começam e com ela a necessidade de organização para que o ano letivo seja proveitoso. É bom ter uma programação para não sair perdendo tempo ou dinheiro. Por isso, confira as dicas da Benfatto para organizar os materiais, o local de estudos e a rotina:

Materiais escolares

– A época que antecede o início das aulas costuma ser uma loucura para os pais. Eles vão de papelaria em papelaria com a lista de materiais para descobrirem os melhores descontos. Então é melhor comprar com certa antecedência.

– Atenção: levar a criança à papelaria pode ser perigoso! O lugar costuma salgar nos preços dos materiais com desenhos dos personagens favoritos da criançada, e são justamente esses que mais chamam a atenção delas. A solução é combinar a compra de apenas um ou dois itens que elas desejam e evitar que o bolso seja prejudicado.

– Não deixe para última hora: separe os materiais antes de começar as aulas.

– Reaproveite os materiais utilizados em outros anos. Analise o que dá para ser utilizado novamente e não tenha vergonha de colocá-los entre os outros materiais.

– Perder ou estragar um lápis, um caderno ou uma borracha é muito fácil, não é mesmo? Uma pequena distração e as coisas somem ou estragam. Então que tal encapar e etiquetar os pertences escolares?

Local de Estudo

Para que o aluno obtenha um bom rendimento acadêmico, é necessário encontrar e separar um local especialmente para estudos. Pode ser tanto uma mesa quanto uma escrivaninha, o que importa é que o local seja silencioso e ser bem iluminado, longe de fatores que possam distrair o estudante.

Rotina

É notável a mudança de humor das crianças antes da volta às aulas. Ao sentirem que os dias de muita diversão e horários diferenciados estão acabando, a reclamação inicia. Por isso, nada de mudanças bruscas. Faça pequenas alterações para que eles possam ir se acostumando novamente à rotina.

É importante seguir um cronograma de compromissos para as crianças? Com certeza! Organizar a rotina faz com que elas consigam manter uma disciplina maior e acompanhar a frequência de tarefas de casa, trabalhos e provas. E não se resume apenas ao que se refere à escola: cursos, deveres e até momentos para diversão devem estar inclusos.

Evite o desperdício de tempo na hora de arrumar a mochila dos filhos. Faça uma lista de materiais básicos que a criança utiliza diariamente. Assim, só será necessário organizar os livros que serão utilizados no dia.

Incentive seu filho a estudar a matéria assim que ela for dada pelo professor, realizando exercícios que o ajudem a memorizar o conteúdo. Desta forma, o plano de estudos evitará que ele deixe para pegar o caderno no último dia e acabe com notas abaixo do esperado.

 

Voltar