Como organizar a rotina de trabalho

Toda pessoa que deseja crescer profissionalmente, geralmente tem como meta melhorar sua produtividade. Isso serve para todas as áreas, profissões e cargos. Independentemente se você bate cartão ou é empreendedor, para que seu tempo de serviço seja melhor aproveitado, é importante ter algumas qualidades como força de vontade, foco e disciplina. Mas não é só isso. A seguir vamos te dar algumas dicas sobre como organizar a rotina de trabalho.

Comece pelo local onde você trabalha

Para que você consiga ser produtivo (a), é fundamental que seu local de trabalho esteja organizado. Independente de onde você trabalha: escritório, estoque, produção ou outros, o importante é começar tirando desse espaço tudo o que não diz respeito a ele. Após fazer essa seleção e de cuidar da limpeza do local, faça um remanejamento dos itens. O ideal é que as coisas que você usa com maior frequência estejam mais acessíveis. Você vai notar que após fazer essas simples mudanças, as suas distrações diminuirão e você terá mais espaço para realizar suas atividades.

Elimine a bagunça

Não adianta fazer tudo o que está descrito no tópico anterior, se você não manter o local organizado. É fundamental ter o hábito de deixar o espaço em ordem. Mas isso não deve ser feito apenas fisicamente. Para que você realmente seja produtivo, a bagunça sonora também deve ser reduzida. Afinal, você com certeza já deve ter notado que conversas que não estão relacionadas ao seu trabalho e que acontecem próximas de você acabam tirando seu foco. Lembre-se que esse espaço precisa ser calmo e tranquilo para que seja possível cumprir suas metas diárias.

Tenha prioridades

Se as atividades do seu dia a dia mudam com frequência, é fundamental fazer diariamente listas de tarefas, destacando suas prioridades. Dessa forma, você não esquece de realizar coisas importantes e, caso o tempo não seja suficiente, não há problema em postergar o que pode ser feito depois.

Organize o tempo

É comum ver pessoas desanimadas por não conseguirem cumprir todos os itens de suas listas. Mas, o que a maioria delas se esquecem é que, para que todas as tarefas possam ser concluídas, é necessário fazer um planejamento estimando o tempo que cada atividade irá demandar. Quando estiver fazendo isso, não se esqueça de incluir um período para as pausas. Elas são fundamentais para que o seu rendimento se mantenha alto

Não ultrapasse o horário de trabalho

Infelizmente, é normal encontrar pessoas que procrastinam o horário de trabalho. Com isso, elas acabam sendo obrigadas a fazer hora extra. Mas lembre-se que esse recurso deve ser usado apenas em situações de urgência. Afinal, isso acaba te privando do tempo de descanso e distração que tem por direito. Essa é mais uma razão para organizar a rotina de trabalho de forma eficaz e seguí-la conforme o previsto.

Use ferramentas com responsabilidade

Existem inúmeras ferramentas disponíveis para ajudar a organizar a rotina de trabalho e tornar o dia a dia mais produtivo. Por isso, é uma boa ideia pesquisar, testar e escolher a que melhor funciona para você. Mas, a tecnologia nem sempre é positiva para o seu serviço. Afinal, o uso do celular e das redes sociais podem prejudicar bastante o seu rendimento. Sendo assim, se você não depende dessas ferramentas para realizar suas atividades, deixe-as de lado.

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