Como organizar a lavanderia

Chegou o momento de falar sobre um dos lugares mais negligenciados da casa: as lavanderias. Alguns fatores podem acabar levando a isso, como o fato de serem mais afastadas, localizadas no fundo das casas e também pouco visitadas, em comparação com outros espaços. Além disso, as lavanderias normalmente são pequenas e como muitas pessoas não gostam das atividades realizadas nela, isso acaba interferindo na decoração e organização do cômodo, tornando-a propícia para as bagunças. Mas, se você deseja acabar com isso, a seguir vamos passar dicas valiosas sobre como organizar lavanderia, tornando-a mais agradável e funcional para o seu dia a dia.

Faça uma triagem

Assim como acontece com os demais cômodos da casa, no momento de organizar a lavanderia, também é necessário fazer uma seleção do que realmente deve ser mantido no local. Quando essa área fica esquecida, é normal que acumule coisas que pertencem a outros cômodos. Sem falar nos produtos de limpeza, que muitas vezes acabam passando do prazo de validade. Para que isso não ocupe o pouco espaço que você tem, faça uma triagem e aproveite para jogar fora tudo o que deve ir para o lixo e dê o destino correto aos seus outros pertences para poder começar a colocar tudo em ordem.

Prateleiras e armários

Se você deseja aprender como organizar lavanderia, uma das principais dicas é determinar o local onde cada coisa deverá ser guardado. E uma excelente forma de fazer isso é utilizando prateleiras e armários. Dependendo do espaço disponível você pode utilizar esses dois móveis ou optar por um deles. Mas, se tiver que escolher, lembre-se de que com as prateleiras, tudo fica mais exposto. Isso tem vantagens e desvantagens, pois ao mesmo tempo que facilita o acesso, torna a organização ainda mais fundamental. Independente de qual seja a sua escolha, você pode usar esses móveis para colocar os produtos do dia a dia e até mesmo aproveitar para pendurar alguns objetos. Dependendo do estilo deles, você pode até mesmo destinar um espaço para colocar cabides. Dessa forma, após passar as roupas, elas já podem ser penduradas direto neles.

Ganchos e pregos

Se a sua lavanderia é muito pequena e você precisa driblar isso, existem algumas soluções. É claro que os eletrodomésticos não podem deixar o local, mas é possível adaptar os móveis e aproveitar as paredes. Além de otimizar o cômodo, ao utilizar o espaço vertical, você ainda deixa o chão livre para varrer, passar pano e circular, facilitando sua rotina de limpeza. Mas como isso deve ser feito? Uma ótima forma é utilizar ganchos e pregos. Com eles, é possível pendurar vassouras, rodos, baldes, tábua de passar roupa e cestos. Além disso, você também pode aproveitar para instalar alguns suportes, nichos ou até mesmo adaptar uma sapateira para armazenar seus produtos de limpeza.

Cestos e caixas organizadoras

Os cestos e as caixas organizadoras provavelmente são os objetos mais importantes para quem deseja aprender como organizar lavanderia. Afinal, com eles você resolve dois dos principais problemas dessa região da casa: ter um local para colocar cada coisa e definir um espaço para as roupas. Use as caixas e gavetas organizadoras para colocar panos, produtos e outros materiais de limpeza, separando-os conforme a utilidade deles. Já, com relação às roupas, o ideal é usar dois cestos de roupa suja: um para as brancas e outro para as coloridas. Isso torna o processo de lavá-las muito mais fácil. Além disso, você ainda pode deixar um cesto de plástico pronto para levar as roupas molhadas até o varal.
Voltar